Um protótipo de 1959 do Facel Vega Facel II vai a leilão pela RM Sotheby’s a 20 de maio e pode ser vendido por um milhão de euros. Produzido entre 1962 e 1964, os últimos dois anos de atividade da marca francesa, este coupé de duas portas marcou a sua época pela elegância das linhas e nível de desempenho. Agora o concept que deu origem à sua produção procura novo dono, numa transação que promete ser renhida.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A marca fechou portas há quase 60 anos mas ainda conquista muitos admiradores, tal como no início da sua atividade, sobretudo com o modelo de quatro portas considerado o coupé “mais rápido do mundo” com apenas 183 exemplares construídos. Clientes famosos como Pablo Picasso, Christian Dior ou Ava Gardner não resistiram em ter este modelo nas suas garagens.
Impecavelmente restaurado, o protótipo do Facel II apresenta um esquema de tons clássico “Noire on Noire”, com muita madeira polida e cromados em toda a cabine. Embora não haja referência ao motor, crê-se equipar um bloco mais potente que o Chrysler Typhoon de 6,27 litros do HK500 com 385 cv. Seja qual for o motor, está associado a uma caixa manual de quatro velocidades Pont-à-Mousson.