Ford Escort RS2000 Mk1 regressa 50 anos depois

| Revista ACP

A produção do icónico Ford Escort Mk1 RS2000 regressa pela mão da Boreham Motorworks e com o apoio da própria Ford.

Boreham-Motorworks-Ford-Escort-Mk1-RS-Side-Landscape

Cerca de 50 anos depois de ter deixado de ser produzido, o Ford Escort Mk1 RS2000 prepara-se para fazer um regresso em grande.

Tal como o Jaguar E-Type Roadster de que falámos há uns tempos, também neste caso não se trata de um restauro, mas sim do regresso efetivo à produção de um modelo com mais de 50 anos.

Cada exemplar será feito “de raiz”, recebendo um novo número de chassis atribuído pela Ford e que será o número imediatamente a seguir ao das últimas unidades a sair da linha de produção há 50 anos.

Desenvolvido com base nos planos originais, o renascido Escort Mk1 RS2000 apenas recebeu pequenas melhorias fruto da recriação digital. Estas consistem em guarda-lamas alargados, numa estrutura reforçada e nos detalhes que mais atenções captam: os grupos óticos dianteiros e traseiros em LED.

Também no interior o ambiente é muito próximo ao encontrado nos exemplares produzidos há 50 anos. Há apenas dois bancos desportivos e uma das poucas concessões à modernidade é o pequeno ecrã na consola central que permite emparelhar o smartphone.

Apesar do apelo estético, a mecânica e as aptidões dinâmicas do Ford Escort Mk1 RS2000 é que deverão captar as maiores atenções.

No total, o Escort Mk1 RS2000 pode contar com um de dois motores, ambos quatro cilindros em linha. O primeiro conta com 1.8 l de cilindrada, um moderno sistema de injeção, oferece 185 cv e está associado a uma caixa manual de apenas quatro relações.

Já o segundo motor tem 2.1 l de cilindrada e debita 300 cv, sendo ainda capaz de acelerar até às 10 000 rpm. Encarregue de locomover apenas 800 kg do Escort Mk1 RS2000, este motor surge associado a um escape em titânio e a uma caixa de cinco velocidades dogleg.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Tal como no original, não há ABS ou direção assistida, porém, existe um eixo traseiro totalmente novo em alumínio e titânio com os amortecedores numa posição mais vertical.

Com um conjunto de coilover na suspensão, o renascido Escort Mk1 RS2000 conta ainda com um diferencial autoblocante.

Produzido pela Boreham Motorworks, o novo Ford Escort Mk1 RS2000 só deverá começar a sair da linha de produção no terceiro trimestre de 2025, estando limitado a apenas 150 unidades. Cada uma custará cerca de 300 mil libras (360 mil euros).

scroll up