Os Clássicos Mais Valiosos de 2024

| Revista ACP

Cada vez mais desejados os clássicos atraem novos públicos. Estes foram os cinco modelos mais valiosos de 2024.

Mercedes-5

O Ferrari 250GT SWB California Spider de 1963 foi o modelo clássico mais valioso a ser vendido em leilão em 2024. Trata-se do último exemplar, das apenas 55 unidades, a sair da fábrica. Todo o seu historial é conhecido, foi vendido novo nos anos 60 pela conceituada Charles Rezzaghi Motors, em São Francisco. Em janeiro desde ano foi vendido num leilão da Mecum, nos EUA, e inclui manuais de proprietário, conjunto de ferramentas original, certificado da Ferrari Classic que comprova todo o seu valor. A autenticidade e a exclusividade deste exemplar garantiram o estatuto de venda mais cara do ano e o valor de venda foi de 16,3 milhões de euros.

O segundo lugar também ficou reservado a para um Ferrari 250GT SWB California Spider. Desta vez foi um exemplar de 1960, uma unidade de grande interesse visto que foi o carro de exposição no stand da Ferrari que foi apresentado originalmente no Salão de Genebra de 1960. Foi vendido em agosto pela  RM Sotheby’s, na Califórnia, EUA e o valor de venda foi de 15,6 milhões de euros.

Também italiano é o terceiro clássico mais caro vendido em leilão em 2024. Um Alfa Romeo 8C 2900B Lungo Spider de 1938Um dos apenas cinco construídos com chassis longo, o carro já tinha vencido prémios como o Best of Show em Villa d’Este, em 1996, e o Primeiro Lugar na sua Classe em Pebble Beach, no ano de 2000. Originalmente comprado por Antonio Scalera, de Roma, este modelo foi vendido com participação garantida na Mille Miglia de 2025, adicionando um apelo extra ao novo proprietário. O preço de venda foi de 12,8 milhões de euros.

A marca do cavallino rampante volta a marcar presença com um raro Ferrari 410 Sport Spider de 1955Dos quatro Ferrari 410 S produzidos, este exemplar é único, pois foi modificado para corridas por Tony Parravano, um entusiasta privado. Personalizado com uma grelha maior, entrada de ar alargada e cauda mais longa, o carro foi restaurado em 2014 e mantém o motor original, algo raro entre os 410 S, devido a danos sofridos pelos outros em competições. O preço de venda foi de 11,9 milhões de euros.

O quinto lugar foi ocupado por um Mercedes-Simplex 60hp de 1903. Uma verdadeira peça de história automóvel com 121 anos de idade, sempre na mesma família, este Mercedes-Simplex 60hp destacou-se como um dos mais importantes automóveis da era do latão. Vendido em fevereiro de 2024 pela Gooding & Company, este modelo participou em eventos como a corrida histórica London to Brighton e foi exibido no National Motor Museum de Beaulieu por mais de 60 anos. O modelo foi vendido por 11,1 milhões de euros.

scroll up