Estafette, Goelette e Trafic. Estes três nomes são os escolhidos pela Renault para a nova geração de veículos comerciais 100% elétricos que se prepara para lançar em 2026.
Em comum, todos estes nomes têm o facto de já terem sido usados por modelos icónicos da marca, sendo que apenas um, Trafic, continua atualmente a uso.
Esta aposta no revivalismo não é novidade na Renault. Afinal, recentemente a marca francesa ressuscitou os icónicos Renault 4 e 5 e prepara-se para fazer o mesmo com o Twingo.
Em relação a estes três novos veículos elétricos, estes resultam da joint-venture Flexis SAS, que juntou o Grupo Renault, o Volvo Group e a CMA CGM para criar uma nova geração de veículos comerciais elétricos.
Estes três novos furgões assentam todos num novo chassis modular tipo skateboard, uma solução algo semelhante à usada pela Kia nos PBV.
Dos três, o Renault Estafette E-Tech é o que parece ter ido buscar mais inspiração ao passado, com a sua silhueta a recordar bastante a do modelo que lhe dá nome e que foi produzido entre 1959 e 1980.
Com práticas, mas pouco usuais, portas de correr como o modelo original, o Estafette E-Tech destaca-se pela altura da sua carroçaria (2,60 m de altura) e pela altura interna (1,9m) que permite andar de pé entre o habitáculo e o compartimento de carga.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Único modelo cujo nome continua a uso, o Trafic E-Tech aposta numa filosofia oposta, com os seus apenas 1,9 m de altura exterior a permitirem que seja estacionado em parques subterrâneos.
Já muito semelhante ao Trafic, mas com uma caixa traseira que pode assumir vários formatos para se adaptar às mais diversas funções, o Goelette E-Tech recupera um nome nascido em 1956.
Para já, a Renault não divulgou as especificações técnicas destes três modelos. Porém, quando revelou a tecnologia na base destas três propostas a Flexis SAS prometeu autonomias de até 450 km.
Seja como for, tendo em conta que os três têm chegada ao mercado prevista já para 2026 não deveremos ter de esperar muito até que sejam revelados os seus dados técnicos.