Originalmente revelada no CES (Consumer Electronics Show), a plataforma modular da Kia para veículos comerciais, a PBV, e os protótipos nela baseados chegaram agora à Europa.
No salão IAA de Hannover estiveram em exibição os protótipos PV5, PV5 People Mover, PV5 High Roof e PV7 cujas versões de produção estão previstas para o verão de 2025.
Centrados no cliente, os PBV da Kia combinam o conceito de EV por medida, soluções de software avançadas e atualizações remotas e dimensões e capacidade de carga líderes na sua classe.
Na sua base encontra-se uma plataforma inovadora especificamente desenvolvida para comerciais ligeiros que pode ser adaptada a diferentes distâncias entre eixos e acomodar uma gama muito ampla de dimensões e tipos de carroçaria.
Abrangidos por uma extensa garantia de 7 anos ou 150 mil quilómetros, os PBV da Kia vão utilizar a rede Kia Charge, que dá acesso a mais de 780 000 pontos de carregamento em 28 países europeus.
A rede IONITY, que disponibiliza mais de 4100 pontos de carregamento em 24 países europeus, pode igualmente ser utilizada. Com o carregamento ultrarrápido, um PBV pode ir dos 10% aos 80% de carga da bateria em menos de 30 minutos.
Desta forma, no campo dos carregamentos PBV da Kia serão compatíveis com carregamentos de 22 kW (AC) bem como com carregamentos rápidos de até 150 kW (DC).
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Para simplificar os carregamentos, foram criados os sistemas Kia Plug & Charge, um processo de uma só etapa que se inicia simplesmente ligando o cabo de carregamento, e Kia EV Route Planner, que encontra a próxima estação de carregamento disponível.
Por fim, estes inovadores veículos comerciais terão igualmente capacidade V2L, transformando-se em unidades de energia móveis para abastecimento de dispositivos, ferramentas, unidades de refrigeração, equipamento de emergência e muito mais.