Nascida em 2010, a rede Mobi.E continua a crescer e permite a Portugal estar hoje na “linha da frente” para cumprir as ambiciosas e exigentes metas impostas pelo Regulamento de Infra-estruturas de Combustíveis Alternativos (AFIR) para a rede de carregamento de veículos elétricos.
Recorde-se que desde o final de 2024 que este regulamento determina que cada Estado-Membro tem de disponibilizar uma potência global mínima de 1,3 kW por veículo 100% elétrico e 0,8 kW por veículo híbrido plug-in.
Ao mesmo tempo, o regulamento europeu impõe também exigências acerca da distância entre postos de carregamento na rede de principais autoestradas da União Europeia bem como para a potência de carregamento disponibilizada por estes postos.
Assim, até final de 2025, nas principais autoestradas da Europa cada plataforma de carregamento terá de fornecer uma potência de, pelo menos 400 kW, e incluir um ponto de carregamento com uma potência individual de 150 kW.
Já a distância máxima entre pontos de carregamento não poderá ser superior a 60 km. Em parte, graças ao trabalho da Mobi.E, Portugal surge hoje bem posicionado para cumprir estas metas.
Afinal, nestas vias Portugal tem hoje postos de carregamento com potências de 150 kW ou superiores e entre si distam cerca de 40 km, ou seja, Portugal surge bem posicionado para cumprir as metas impostas pelo regulamento europeu.
Como se tudo isto não bastasse, através da rede Mobi.E os condutores podem acompanhar o crescimento da rede de carregamento e a sua disponibilidade em tempo real.