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A Skoda quer entrar numa nova Scala

| Revista ACP

Marca regressa a um segmento muito competitivo, com um modelo atual, bem equipado e com preços simpáticos. 

SCALA 1920

A Skoda acabou de mergulhar num lago de tubarões ao apresentar o seu novo modelo: o Scala. Com esta aposta, a marca checa regressa ao segmento B, onde "nadam" figuras como o Renault Mégane, Ford Focus, Volkswagen Golf, e mesmo o Audi A3.

Que argumentos apresenta a Skoda para lançar este hatchback? Bastantes: muito espaço para bagagem e passageiros (o Scala reclama a maior bageira do segmento), design elegantemente discreto (com um óculo traseiro que faz a continuação do teto) mas sem deixar de vincar a grelha Skoda, versatilidade na condução tanto na versão a gasolina como a na versão diesel (pelo menos no breve contacto pelas estradas que vão dar ao Alqueva), excelentes argumentos de segurança passiva e ativa e um nível de infotainment muito generoso, com ecrãs entre as 8 e as 9,2 polegadas (consoante o equipamento Ambition ou Style). E para quem gosta desses pormenores, os indicadores de mudança são dinâmicos de série, criando um efeito luminoso nos piscas que até agora só era costume ver em topos de gama.  

Na parte da motorização, o Scala entra em Portugal dotado de um motor a gasolina 1.0 TSI (95 ou 116 cv) e o já muito elogiado 1.6 TDI (com 115 cv), ambos com a possibilidade de trazer a caixa DSG de 7 velocidades, uma opção que pode elevar o preço final do Scala entre os 1.200 e os 1.900 euros. Os preços começam nos 21.960€ (1.0 TSI 95 cv Ambition), 22.815 euros (1.0 TSI 116 cv Ambition) e 26.497 euros (1.6 TDI 116 cv Ambition). Já está disponível em Portugal.

Em termos de escala, o novo Scala aproxima-se do Octavia, o ponta de lança da Skoda. Mas a marca faz questão de dizer que este modelo agora lançado em Portugal não pretende "canibalizar" aquele sucesso de vendas. Ainda assim, comparando pelo espaço disponível, o Scala ombreia com o Octavia: O espaço para as pernas é de 73 mm (o mesmo para os dois modelos), a dimensão na parte traseira ao nível dos cotovelos é de 1425 mm (1449 mm no Octavia) e a distância da cabeça ao teto é de 982 mm (980 mm no Octavia). Mas o principal argumento deste Scala é a bageira: uma capacidade de 467 litros, que aumenta para 1410 litros quando se rebate os bancos traseiros. É o primeiro modelo da Skoda a tomar por base a plataforma A0 MQB do Grupo Volkswagen. 

Na segurança, o Scala traz oferece faróis full LED à frente e atrásDestaque também para o Side Assist, que a marca defende como sendo mais eficaz que Blind Spot Detect por este ter um alcance até 20 metros, ao passo que o Side Assist pode detetar veículos até 70 metros de distância. Já Rear Traffic Alert é parte integrante do sistema Side Assist. O Lane Assist e o Front Assist fazem parte do equipamento de série. O Front Assist, incluindo o City Emergency Brake, utiliza o radar para monitorizar a área em frente ao carro enquanto se conduz em zonas urbanas e, assim, ajudar a evitar acidentes. O opcional Park Assist facilita o estacionamento, efetuando automaticamente a manobra para entrar e sair de espaços de estacionamento paralelos e em espinha. Acrescente-se ainda 9 airbags, o sistema Crew Protect Assist e o Multi-Collision Brake e percebe-se que Scala não esconde a sua intenção de chegar às aguas profundas do mercado automóvel

O Scala traz dois níveis de equipamento: Ambition e Style. No Ambition, traz de série espelhos retrovisores exteriores e manípulos das portas na cor da carroçaria, faróis de nevoeiro, um  compartimento para chapéu de chuva que inclui um chapéu de chuva da marca (num daqueles pormenores realmente simply clever já que água também é drenada), compartimentos de armazenamento debaixo dos bancos dianteiros, compartimento para óculos de sol, rede de armazenamento nas laterais dos encostos dos bancos dianteiros, ar condicionado manual, bancos dianteiros com apoio lombar ajustável de forma manual, tomada de 12 V na bagageira.

Já o Style inclui faróis traseiros full LED, volante, alavanca de velocidades e manípulo do travão em pele, tapetes em têxtil, um ar condicionado Climatronic de duas zonas, Infotainment Amundsen 9,2", o que inclui SmartLink e Bluetooth.

Há um opcional que é o pacote Dynamic, que pode completar tanto a versão Ambition  como a Style, onde os bancos passam a desportivos, volante também desportivo e multifunções, pedais revestidos em aço e forro do tejadilho preto.

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