Moderno, compacto e com um estilo inconfundível, o novo Opel Mokka conta com um design arrojado tanto no interior como no exterior. Novos detalhes realçam ainda mais o seu carácter único a que se somam tecnologias de segmentos de veículos superiores para o segmento B do SUV. Também foi o primeiro modelo a introduzir a caraterística identidade da marca que agora adorna todos os novos modelos. Este design confiante inspira os clientes - e é por isso que a Opel não reformulou completamente a aparência do Mokka, mas sim enfatizou subtilmente os seus pontos fortes visuais. O novo Opel Blitz no centro do rosto da marca Opel Vizor ajuda a acentuar ainda mais o carácter do Mokka. O Vizor preto integra visualmente o novo Blitz e os faróis num único elemento. Tal como no novo Opel Frontera, a familiar assinatura em forma de asa das luzes LED à frente e atrás brilha numa interpretação mais moderna, com três “blocos de iluminação” que asseguram um visual sem concessões.
De acordo com o lema “black is beautiful” (“o preto é belo”), uma linha de design preta que vai do capot até à traseira, acima das janelas laterais, irá atrair a atenção em todas as variantes no futuro. Os revestimentos pretos à frente, atrás e nas cavas das rodas também transmitem uma elegância desportiva. Uma faixa de acabamento em preto brilhante que atravessa as superfícies inferiores das portas até à traseira reflete a linha de design das janelas na moldura lateral e enfatiza o aspeto elegante. Em linha com a abordagem “Greenovation” da Opel, as jantes aerodinâmicas especiais (disponíveis para o Mokka Electric) e o para-choques dianteiro redesenhado melhoram a aerodinâmica. Além disso, o novo Mokka dispensa completamente as aplicações cromadas no exterior.
O novo Opel Mokka continua a sua abordagem de poupança de recursos no interior. Todos os tecidos são fabricados a partir de materiais com conteúdo reciclado. Visualmente, a abordagem “detox” - o foco claro no essencial - assume um papel central. O novo volante, achatado na parte superior e inferior e fabricado em material vegan, não só transmite um carácter desportivo, como também traz o Opel Vizor para o habitáculo com o novo Blitz no centro e reflete a bússola Opel do design exterior com linhas horizontais. A consola central entre os bancos dianteiros, em tom prateado mate, é agora ainda mais clara do que antes. Os designers e engenheiros integraram algumas das definições anteriormente controladas através de botões no ecrã tátil central a cores. Todo o design do cockpit parece assim mais moderno e desejável, como se fosse de uma classe de veículo superior. Por exemplo, o design dos restantes interruptores, como o do travão de estacionamento elétrico e o dos modos de condução selecionáveis (no Mokka Electric e nas variantes automáticas) são partilhados com o novíssimo Opel Grandland.
O novo sistema de infoentretenimento multimédia e de navegação também eleva o novo Mokka a um novo patamar. O cockpit baseia-se na Plataforma Snapdragon Cockpit e na Plataforma Snapdragon Auto Connectivity, da Qualcomm Technologies, ambas de nova geração, permitindo experiências premium integradas no veículo, incluindo capacidades gráficas, multimédia e de conetividade de última geração, como Wi-Fi, Bluetooth e 4G. O bestseller aperfeiçoado oferece agora, de série, um ecrã digital de 10 polegadas com informações ao condutor e um ecrã tátil a cores igualmente grande. Este último pode ser facilmente operado através de widgets, tal como um smartphone - em alternativa e em combinação com o sistema de navegação opcional, basta um “Hey, Opel” para utilizar o reconhecimento de voz natural. Ambos os ecrãs podem ser personalizados de várias formas. O sistema reconhece o perfil pessoal do condutor no smartphone ligado; a ligação é sempre sem fios no novo Mokka. Podem ser configurados vários atalhos virtuais no ecrã central e diferentes esquemas de cores oferecem outras opções de personalização.
Do lado da condução, os clientes do Mokka podem escolher entre um eficiente motor a gasolina por um preço de entrada de 23.965 euros e duas alternativas eletrificadas. O SUV compacto está disponível como um híbrido moderno com tecnologia de 48 volts e como um Mokka Electric elétrico a bateria, sem emissões locais. Totalmente elétrico, o novo Mokka está agora disponível a partir de 35.515 euros, exclusivamente com o motor elétrico de 115 kW (156 cv) e a bateria de 54 kWh. Graças a um acondicionamento eficiente, os engenheiros conseguiram assegurar uma autonomia exemplar com uma bateria de tamanho compacto. O peso em ordem de marcha exemplar do veículo elétrico de apenas 1.615 quilogramas também contribui para isso. Isto significa que até 403 quilómetros (WLTP) podem ser percorridos localmente sem emissões. A localização da bateria debaixo do piso, que poupa espaço, permite um centro de gravidade baixo e assegura que o novo Mokka Electric se mantém confiante na estrada. E com 260 Nm de binário disponíveis de forma imediata, o Mokka Electric proporciona uma aceleração rápida a partir do arranque e muito prazer de condução.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Os clientes que preferem uma propulsão alternativa podem escolher o novo Mokka Hybrid com tecnologia de 48 volts por preços a partir de 27.465 euros. Combina um motor a gasolina de 1,2 litros turbo de 100 kW (136 cv) com um motor elétrico de 21 kW (28 cv) e uma transmissão eletrificada de dupla embraiagem de seis velocidades. O sistema otimizado ajuda a reduzir significativamente o consumo de combustível e as emissões de CO2 em comparação com um veículo convencional equivalente. E a baixas velocidades, os condutores do Mokka Hybrid podem mesmo conduzir o seu SUV no trânsito citadino de forma puramente elétrica e, assim, sem emissões locais.