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Chegou um motor muito especial de nome Skyactiv X

| Revista ACP

É novidade mundial e vai equipar os Mazda 3 e CX-30. Um segredo da engenharia para preparar o caminho da descarbonização.

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É um motor a gasolina de 2,0 litros e 180 cavalos que utiliza um motor elétrico auxiliar. Um Mild Hybrid muito especial que, devido à elevada taxa de compressão, pode ser conduzido como um diesel. Há mesmo quem afirme que este é um cruzamento de tecnologias de um motor diesel com um motor a gasolina. A Mazda estudou esta solução inteligente durante algum tempo, com testes intensivos, chegando agora a altura de lançar no mercado o motor do futuro.

No fundo, o Skyactiv X combina o melhor dos motores diesel e gasolina. A estreia deste propulsor faz-se nos novos Mazda 3 e CX-30, modelos que já são movidos pelo motor diesel, Skyactiv-D de 1,8 litros e 116 cv, e pelo gasolina Skyactiv-G, um 2.0 com 122 cv. Esta novidade, que torna este X tão especial, pretende apontar o caminho certo para a descarbonização e sustentabilidade, oferecendo uma tecnologia revolucionária. Apesar disso, a Mazda não vai desistir dos motores diesel.

O segredo do Skyactiv X está na utilização de uma vela interior por cilindro, que dá um empurrão ao êmbolo e contribui para uma maior compressão e estabilidade do motor. Este sistema promove uma mistura pobre, que leva a baixos consumos, uma vez que o motor passa a trabalhar com muito ar e pouca gasolina. Na fase de compressão do cilindro dá-se uma segunda injeção de combustível, provocando uma altíssima compressão. Este sistema de ignição controlada, combina o melhor dos motores diesel e gasolina. O Skyactiv X utiliza um compressor para manter a quantidade certa de ar no motor, para controlar a combustão cilindro a cilindro. Toda esta nova engenharia é apoiada por um motor elétrico, que é um auxiliar ideal para o sistema atingir a desejada eficiência.

O sistema Mazda M Hybrid não somente realça a performance ambiental do veículo, como também assegura uma maior qualidade de condução. Quando o carro começa a acelerar ou, por outro lado, se imobiliza, as transições sentidas são suaves e naturais. Substituindo o binário do motor ao do bloco elétrico, o sistema híbrido pode conseguir alcançar a mesma aceleração de um motor a gasolina per si, necessitando de menos combustível. O condutor beneficia de todos os benefícios desta tecnologia mild hybrid, sem qualquer sacrifício em termos de prazer de condução.

Já em comercialização, os novos Mazda 3 Hatchback e Sedan e o novíssimo SUV CX-30, todos com a nova tecnologia Skyactiv X, podem contar com caixa manual ou automática e tração às duas ou quatro rodas. Com versões muito bem equipadas, os preços do Mazda 3 oscilam entre os 30.874€ e os 39.492€, enquanto no caso do CX-30 tudo se passa entre os 33.600€ e os 44.060€.

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