ACP-BP

Pub

Explorer é o híbrido mais potente da Ford

| Revista ACP

Com uma potência combinada de 457 cv chega a todo o lado além de transportar confortavelmente até 7 passageiros

FORD-EXPLORER-840

O novo Ford Explorer Plug-In Hybrid que está já a ser disponibilizado na Europa, combina o potente motor a gasolina Ford EcoBoost V6 de 3,0 litros com um motor elétrico, um gerador e uma bateria de iões de lítio de 13,6 kWh, a qual pode ser carregada a partir de uma fonte de energia externa e através de carregamento regenerativo em andamento, desenvolvendo uma potência combinada de 457 cv e um binário combinado de 825 Nm, fazendo do Explorer o veículo híbrido mais potente da Ford.

Equipado com a transmissão automática Ford de 10 velocidades, tração integral inteligente e Terrain Management System com Modos de Condução, o avançado grupo propulsor oferece a capacidade de transportar 7 passageiros em total conforto e rebocar até 2.500 kg, além de garantir uma autonomia eléctrica de 48 km NEDC (42 km WLTP), consumos de combustível a partir dos 2,9 l/100km NEDC (3,1 l/100km WLTP), e emissões de CO2 de 66 g/km NEDC (71 g/km WLTP)2.

Segundo Matthias Tonn, engenheiro-chefe do Programa Explorer para a Europa, “o Explorer Plug-In Hybrid é a definição de versatilidade. Nunca antes oferecemos um veículo capaz de enfrentar terrenos difíceis, rebocar facilmente um barco e circular em cidade recorrendo a energia eléctrica, tudo isto num ambiente de grande conforto e luxo”.

A combinação com a tecnologia Intelligent All-Wheel Drive (Tracção Integral Inteligente) permite ao novo Explorer rebocar, confortavelmente, atrelados para cavalos, barcos ou reboques de grandes dimensões, até 2.500 kg de peso. A Tracção Integral Inteligente optimiza a tracção a cada 10 milissegundos, analisando dados obtidos a partir de dezenas de sensores, incluindo a velocidade e rotação do veículo, temperatura do ar ambiente, patinagem das rodas e estado do reboque.

O Explorer aproveita ao máximo a sua forte presença em estrada, integrando bancos confortáveis e espaçosos com lotação até 7 adultos. Com cerca de 1 metro de espaço ao nível da cabeça em todas as 3 filas e mais de 1,5 metros de espaço ao nível dos ombros e ancas para os ocupantes da 1ª e 2ª filas, todos os passageiros podem desfrutar do luxo interior do habitáculo do Explorer.

A configuração de 7 lugares traduz-se, também, pela máxima flexibilidade, com até 2.274 litros de espaço de carga no modo “2 lugares”. Os bancos com sistema Easy Fold e função Power Raise na terceira fila facilitam as manobras de conversão de espaço para acomodar qualquer combinação entre passageiros e bagagem. No habitáculo, estão disponíveis 123 litros de espaços de arrumação.

As variantes Explorer Plug-In Hybrid Platinum e ST-Line oferecem filosofias distintas no design de interiores, assertivo e contemporâneo, do SUV. As jantes de liga de 20 polegadas, de série, apresentam um acabamento em preto maquinado nas versões ST-Line, e um acabamento maquinado escuro manchado nas versões Platinum.

As versões ST-Line apresentam, ainda, uma grelha com acabamento em preto brilhante, e acabamentos em preto de alto brilho nas barras do tejadilho e nas protecções das portas. O interior possui costuras em vermelho nos bancos, tapetes e volante (desportivo e plano em baixo), bem como inserções em efeito de fibra de carbono no painel de instrumentos. As versões Platinum apresentam acabamentos acetinados na grelha, barras de tejadilho, inserções no portão da bagageira e protecções das portas.

No interior, destacam-se os detalhes em madeira genuína no painel de instrumentos. Como sublinha Matthias Tonn, “O forte carisma e presença na estrada ‘são de série’ no nosso novo Explorer Plug-In Hybrid. Com as variantes distintas ST-Line e Platinum, disponíveis em opção, os clientes podem escolher a versão que mais se adequa à sua personalidade.”

scroll up