O novo Renault Twingo revela-se, desde logo, em imensos detalhes exteriores: os novos para-choques dianteiro e traseiro tornam as linhas mais pronunciadas, beneficiando também de maior superfície pintada; a grelha dianteira, com acabamentos em cromado, é nova; há novas entradas de ar dianteiras verticalizadas, mas igualmente laterais (herdadas da versão GT) para melhorar o arrefecimento do motor; há um novo ‘stripping’ lateral; novas jantes com desenho mais desportivo e há a chegada da já famosa assinatura luminosa Renault, em forma de “C”.
A chegada de duas novas cores: o intenso Amarelo Mango, que sublinha a personalidade divertida e singular do novo Twingo e o elegante Branco Quartz, em tom pérola juntam-se às seis cores Azul Céu, Branco Cristal, Cinzento Lunar, Preto Estrela, Verde Pistachio e Vermelho Flamme. Referência, ainda, para as infinitas possibilidades de personalização da carroçaria, que prometem satisfazer os gostos dos clientes que querem marcar pela diferença.
Se a excecional habitabilidade deste novo modelo não é propriamente uma surpresa, já a qualidade percecionada impressiona, com importantes melhorias ao nível da ergonomia e dos espaços de arrumação. Nesse sentido, destaque uma nova e mais funcional consola central, com um porta-objetos integrado, perfeito para transportar copos, garrafas, ou um smartphone colocado em posição vertical; para o facto do porta luvas passar a ser fechado em todas as versões; para os apoios de braço das portas que passam a ser almofadados; e também para a integração na consola de duas portas USB, do Jack de som, do botão Stop&Start e dos comandos do Regulador/Limitador de Velocidade.
Outro aspeto em que o novo Twingo se destaca é na vasta lista de equipamentos, com a versão de entrada de gama “Zen” a oferecer, de série, o ar condicionado manual, o rádio com a aplicação R&GO, os faróis de nevoeiro, os retrovisores exteriores elétricos com função de desembaciamento, o limitador de velocidade, os elevadores de vidros elétricos com função impulsional do lado do condutor e o volante regulável em altura.
Ainda no nível de equipamento “Zen” podem ser associados itens como o Ecrã Easy Link de sete polegadas, as jantes em liga leve, o regulador de velocidade e o alerta de transposição involuntária de faixa, o sistema de ajuda ao estacionamento traseiro ou o teto de abrir em lona, entre outros equipamentos.
O novo Renault Twingo é lançado, em Portugal, com a série especial “Le Coq Sportif”. Uma versão que, na carroçaria, assume as cores azul, branco e vermelho da famosa marca de desporto, enquanto no interior não faltam vários pormenores que identificam e que são exclusivos da versão. A lista de equipamentos de série conta com ar condicionado automático, sistema multimédia EASY LINK com ecrã tátil de sete polegadas compatível com Android Auto e Apple Car Play, regulador/limitador de velocidade, banco do condutor regulável em altura, sistema de ajuda ao estacionamento traseiro com câmara de marcha-atrás, faróis de nevoeiro com iluminação em curvas, sensores de chuva e luminosidade, estofos com personalizações em vermelho, entre outros itens.
Quanto a motorizações, está disponível com dois modernos blocos de três cilindros, a gasolina, ambos colocados em cima do eixo traseiro: SCe 75 e TCe 95, este último associado à eficiente e confortável caixa de velocidades automática de dupla embraiagem EDC, capaz de desempenhos surpreendentes sobretudo ao nível das acelerações e das recuperações, mesmo nos regimes mais baixos. Aliás, bastam 11,1 segundos para chegar dos 0 aos 100 km. Quanto a consumos, em ciclo misto, variam entre os 5,5 e os 5,6l/100 km. Este motor está disponível apenas na versão “Le Coq Sportif”.
O novo Twingo que já chegou à rede de concessionários, está disponível a partir de 11.760€ (com nível de equipamento “Zen”), enquanto a série especial “Le Coq Sportif” pode ser adquirida por 14.590€ com a caixa manual de 5 velocidades, ou por 16.090€ com a caixa automática de dupla embraiagem EDC.