O primeiro modelo elétrico de produção da Mazda - o MX-30 -, fez a sua estreia mundial no Salão de Tóquio. Desenvolvido para clientes que não prescindem do prazer de condução mesmo num automóvel elétrico, este modelo vai ficar disponível a seguir ao salão para as pré-encomendas na Europa. A sua chegada ao mercado está prevista para a segunda metade de 2020.
O Mazda MX-30 proporciona uma sensação de condução muito natural e de resposta imediata nas situações do quotidiano, acelerando, virando e travando exatamente como se pretende. Isso foi alcançado através das inovadoras abordagens de engenharia inerentes ao pacote e-Skyactiv, que também abrange a bateria, elemento perfeitamente integrado na estrutura do veículo, realçando a rigidez total do chassis e fornecendo a correta resposta às ordens do condutor.
Além disso, dada a importância do som na perceção do condutor do binário e da velocidade, os engenheiros da Mazda também desenvolveram, para o habitáculo do Mazda MX-30, um sistema de som eletrónico, sincronizado com o binário do motor em termos de frequência e pressão sonoras. Isto leva a menores variações na velocidade do veículo, resultando numa condução muito estável, ainda mais suportada pelo original sistema G-Vectoring Control (GVC) da Mazda, entretanto expandido com as vantagens do motor elétrico (G-Vectoring Control Plus eléctrico).
Este novo modelo continua centrado no conceito “less is more” do design Mazda, presente quer no exterior como no interior dos seus modelos. O habitáculo traduz uma sensação de unidade, fluindo a partir do topo do pilar A até à extremidade traseira. A cor do tejadilho torna essa sensação ainda mais clara. As portas do tipo freestyle dão ao Mazda MX-30 uma silhueta distintiva e elegante, garantindo aos clientes um acesso facilitado aos seus bancos dianteiros e traseiros.