O novo Grandland X Hybrid4 – o primeiro híbrido ‘plug-in’ da Opel – está prestes a chegar ao mercado português. O elegante SUV de tração elétrica às quatro rodas posiciona-se no topo da oferta da marca, aliando um motor térmico a gasolina 1.6 Turbo a dois motores elétricos. A potência debitada pelo conjunto ascende a 300 cv. Os valores de consumo de combustível em ciclo misto, de acordo com a mais recente norma WLTP1, são de 1,4-1,3 l/100 km, com 32-29 g/km de CO2 (NEDC2: 1,6-1,5 l/100 km, 36-34 g/km CO2).
Este modelo que apresenta uma autonomia até 59 quilómetros em modo elétrico puro, possui quatro modos de funcionamento – “Electric”, “Hybrid”, “AWD” e “Sport” - que podem ser selecionados pelo condutor. No modo “Hybrid”, a sofisticada gestão seleciona automaticamente o tipo de motorização mais eficiente para cada momento. O modo “Electric” de emissões zero pode ser ativado, por exemplo, quando se chega a um centro urbano. Por último, o modo “Sport” oferece maior dinamismo na condução através da gestão combinada dos débitos de potência do motor de combustão e da motorização elétrica. Ao optar por “AWD” (All-Wheel Drive, tração integral), o sistema garante máxima tração em todos os géneros de estradas.
Com o objetivo de aumentar a eficiência, o Grandland X Hybrid4 possui um sistema de travagem regenerativa para recuperar a energia produzida em travagem e em desaceleração. Para potenciar a utilização do sistema elétrico de alta voltagem, o novo híbrido ‘plug-in’ da Opel está equipado com um compressor elétrico de ar condicionado e um sistema elétrico de aquecimento.
O equipamento de série é vasto, incluindo bancos dianteiros ergonómicos forrados a couro e tecido, jantes de liga leve de 19”, fecho centralizado e ignição sem chave, sistema de infoentretenimento IntelliLink com navegação, faróis AFL LED com comutação automática, para-brisas aquecido e os novos serviços telemáticos Opel Connect, entre muitos outros. Na lista dos sistemas de assistência à condução incluem-se reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de saída de faixa com correção ativa de direção, alerta de ângulo cego, alerta de cansaço do condutor, alerta de colisão dianteira iminente e travagem automática de emergência.
O Opel Grandland X Hybrid4 está igualmente equipado com o novo sistema telemático Opel Connect, com serviços como navegação com informações de tráfego em tempo real, acesso a diagnóstico do estado do veículo através de uma aplicação, ligação direta com a assistência em estrada e chamada de emergência. Basta premir uma tecla vermelha para solicitar ajuda. A chamada de emergência é ativada automaticamente no caso de serem acionados ‘airbags’ ou tensores dos cintos de segurança.
Com a entrega das primeiras unidades a clientes prevista para março de 2020, o Opel Grandland X Hybrid4 surge numa única versão Ultimate, topo de gama, proposta ao preço de 57.670 euros.