A Mercedes-AMG continua a reforçar a sua identidade de marca: os novos modelos E 53 4MATIC+ Coupé e Cabriolet foram agora equipados também com a caraterística grelha do radiador específica da AMG com lamelas verticais. O seu design em forma de 'A' e os faróis LED achatados criam uma forte impressão de maior largura.
O redesenhado para-choques dianteiro com o seu design em forma de asa 'A' também influencia positivamente as proporções gerais do veículo. Totalmente aperfeiçoado, o interior também revela uma afinidade ainda maior com a família AMG. Os ecrãs de grandes dimensões, o novo volante AMG Performance e o sistema de entretenimento MBUX com funções e ecrãs específicos da AMG criam o caraterístico ambiente de luxo desportivo.
Estes modelos estão equipados com um motor eletrificado de 3.0 litros associado a dois turbocompressores, designadamente um turbocompressor de gases de escape e um compressor elétrico, produz uma potência de 320 kW (435 cv) e um binário máximo de 520 Nm. O seu motor de arranque/alternador EQ Boost fornece brevemente uma potência adicional de 16 kW e um binário de 250 Nm, e alimenta também o sistema elétrico de bordo de 48 V quando opera em modo alternador.
Outros destaques tecnológicos dos novos modelos incluem a caixa de velocidade automática AMG SPEEDSHIFT TCT 9G e o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+.
Com os cinco programas da transmissão "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual" do sistema DYNAMIC SELECT, as características dos novos modelos E 53 podem ser influenciadas com o simples toque de um dedo. A gama disponível varia desde uma configuração eficiente e confortável a uma configuração extremamente desportiva.
Os modos da transmissão permitem modificar parâmetros importantes tais como a resposta do motor, o funcionamento da caixa de velocidades ou o comportamento da suspensão e da direção. Independentemente dos programas da transmissão do DYNAMIC SELECT, o condutor pode pressionar o botão "M" para passar diretamente ao modo manual, no qual as passagens de caixa são realizadas exclusivamente através das patilhas de mudanças no volante. As regulações da suspensão também podem ser selecionadas especificamente conforme necessário.