A Citroën desvendou a versão europeia do novo SUV C5 Aircross, dando continuidade à sua ofensiva internacional SUV. Novo porta-estandarte da marca, este SUV de nova geração foi inspirado pelas expectativas dos clientes, estando dotado de um caráter único e forte com uma oferta de personalização inédita, fruto das suas 30 combinações exteriores possíveis.
O visual é ousado, a frente, larga e imponente, possui toda a identidade Citroën, com a integração dos chevrons e da assinatura luminosa tecnológica Full LED de dois níveis numa grelha imponente. As óticas superiores, que compreendem as luzes diurnas e os indicadores de direção, em linha com os chevrons a toda a largura do veículo, associam-se às óticas inferiores, alinhados pela grelha e seguindo o mesmo movimento, conferindo ao C5 Aircross um olhar moderno e expressivo. O capô longo e alto apresenta formas pronunciadas, reforçando a robustez e firmeza deste modelo aventureiro, enquanto que a largura do veículo é acentuada pelas “guelras” laterais. As inserções coloridas animam a expressão dianteira e sublinham o seu caráter, à imagem dos mais recentes modelos Citroën C3, C3 Aircross, C4 Cactus ou Berlingo – estes elementos gráficos visualmente muito fortes, formam verdadeiros pormenores distintivos da nova gama Citroën.
O perfil lateral, possante e curvo, revela um tejadilho flutuante graças ao encadeamento a 360° das superfícies vidradas, fruto do desenho dos pilares do para-brisas, das portas em preto brilhante e das janelas traseiras. Esta cintura vidrada contínua é reforçada por uma assinatura cromada em “C” que é demonstrativa do espaço a bordo, enquanto as barras de tejadilho, estilizadas e bicolor, conferem toda a originalidade ao perfil e reforçam o requinte e pureza do tejadilho flutuante. Naturalmente, o C5 Aircross adota as proteções nos guarda-lamas e sob a carroçaria típicas dos SUV, aqui valorizadas pela apresentação gráfica dos Airbump com inserções coloridas, o que lhe confere modernidade e caráter.
A traseira, larga e vertical, sugere a ampla habitabilidade e a generosidade do volume da bagageira. As óticas em relevo, dotadas de quatro módulos 3D a LED de ambos os lados do veículo, constituem uma assinatura luminosa inédita, tecnológica e gráfica. Facilmente reconhecível entre a multidão, a secção traseira chama imediatamente a atenção e reforça substancialmente a largura do veículo. As “guelras” integradas no para-choques e o spoiler no topo do portão traseiro sublinham a sua silhueta aerodinâmica. Por fim, o para-choques traseiro é enriquecido por duas grandes saídas de escape cromadas (uma em cada lado), valorizando a imagem possante e robusta de toda a secção traseira.
O habitáculo do novo SUV C5 Aircross transmite conforto desde a abertura das portas: uma posição de condução elevada para dominar a estrada, um interior espaçoso onde todos se sentem bem protegidos, em coerência com o estilo exterior. Esta sensação é reforçada pela apresentação e acabamentos em todo o habitáculo: o tabliê amplo que se estende ao longo de toda a largura do automóvel e as faixas coloridas no topo das costas dos bancos, marcam a linha de cintura na base das janelas e conferem um toque suplementar de refinamento e diferenciação. Decididamente topo de gama, o espaço interior do C5 Aircross alia estilo, qualidade e descontração.
Quanto a motorizações, o C5 Aircross dispõe de uma gama de motores Euro 6.2 de última geração, ideais para os trajetos do quotidiano, escapadinhas de fim de semana ou férias. Estão acoplados a caixas manuais de 6 velocidades CVM6 ou automática EAT8 de 8 relações, para uma maior agradabilidade e eficiência referencial: duas versões a gasolina - PureTech 130 CVM6 e PureTech 180 EAT8 -, e três versões Diesel - BlueHDi 130 CVM6, BlueHDi 130 EAT8 e BlueHDi 180 EAT8. No final de 2019, o modelo será o primeiro Citroën a adotar a cadeia de tração Plug-In Hybrid PHEV que permite valores de emissões de CO2 significativamente mais baixos e uma autonomia de 60 km em modo ZEV.
Produzido em Rennes-La Janais, em França, o novo SUV C5 Aircross vai ser comercializado na Europa, e no resto do mundo, no final de 2018, sendo o primeiro veículo Citroën a contar com uma versão Plug-In Hibrid PHEV, a surgir no final de 2019. A marca ainda não revelou preços.