ACP-BP

Pub

O coração do Octavia bate ao ritmo dos desejos da Skoda

| Revista ACP

O best-seller da marca entrou na 4ª geração e quer prosseguir a história de sucesso de um modelo essencial para a Skoda.

OCTAVIA--1-840

A celebrar 125 anos, a Skoda é uma das cinco marcas mais antigas do mundo. Ainda inteligente, depois de todos estes anos, a marca checa lançou recentemente o novo Octavia, um modelo que se torna imprescindível para os objetivos pretendidos para o mercado europeu. O Octavia é considerado o coração da Skoda, tanto na versão Limo como na Break, sendo produzido em cinco fábricas a nível mundial e comercializado em 46 países.

Na sua quarta geração, o Octavia oferece ainda mais espaço que o seu antecessor, reforçando o estatuto de um verdadeiro familiar e, ao mesmo tempo, garantindo as qualidades de um modelo inserido no segmento médio. Em 2019, foram entregues um total de 364.000 unidades do Octavia Limo e Break. Desde a primeira geração do atual modelo, lançada em 1996 e fabricada durante 15 anos, foram vendidas mais de 1,4 milhão de unidades. No ano passado, o best-seller da Škoda teve no mercado chinês o seu principal cliente, com 78.200 unidades vendidas, a que correspondem 21% do número total de Octavia entregues naquele ano. O segundo maior mercado foi a Alemanha, com uma quota de 15,45% do total de entregas durante o ano, cifrando-se num total de 55.200 unidades.

Para além das suas inegáveis qualidades de conforto e espaço, este familiar da Skoda alcançou um recorde extraordinário em 2011, quando um Octavia equipado com um motor turbo de 2,0 litros preparado pelo importador britânico, atingiu uma velocidade máxima de 365 km/h no Lago Salgado de Bonneville, no Utah, nos Estados Unidos.

Em cada nova geração aumenta o número de componentes eletrónicos montados no octavia. Na quarta geração, um total de 20 sensores diferentes fornecem dados e informações para vários sistemas de assistência. Por exemplo, o novo sistema de aviso de saída (exit warning system) pode detetar ciclistas que se aproximam do veículo por trás, a uma distância até 35 metros, e avisar o condutor antes que a porta seja aberta. Uma característica importante da terceira geração do sistema modular de infotainment é o assistente digital Laura, disponível em 15 idiomas, seis deles falados. Um assistente digital para que o condutor possa interagir de uma forma intuitiva, sem precisar de ativar qualquer botão, logo, sem tirar as mãos dos volantes ou os olhos da estrada. Bastam as palavras “Okay Laura!” para que a conversa com o assistente digital comece.

scroll up