Primeiro admira-se o design e descobrem-se elementos desportivos que fazem relembrar a história da Audi. A 4ª geração do A3 remete o olhar para momentos inesquecíveis da marca, onde o Audi Sport 4 marcou uma época. Uma nova grelha de grandes dimensões faz destacar uma estética desportiva, onde as entradas de ar laterais mudam conforme a versão. O novo coeficiente aerodinâmico beneficia consumos e performances do novo Audi A3, que para já se mostra com este tipo de carroçaria, estando previsto para os últimos dias do ano a versão Limo, com um terceiro elemento na traseira a contribuir para outras emoções visuais de um automóvel que já representou 25% do volume de vendas da marca.
O interior do novo Audi A3 Sportback é inspirado na aeronáutica, com um painel digital mais evoluído, com destaque para o “Audi Virtual Cockpit Plus” e para um novo ecrã mais pequeno para os comandos do ar condicionado. Desde a primeira geração lançada em 1996, o Audi A3 não tem parado de evoluir, com diversas configurações de carroçaria a colocarem o modelo num patamar extremamente interessante. Novas quotas dão outra dimensão ao A3, que se mostra espaçoso no interior, absorvendo as linhas modulares exteriores, onde o carácter desportivo se prolonga para o interior, sublinhado pelo pacote S Line.
Novas tecnologias de assistência superior à condução, com destaque para as câmaras de 360º, são apenas alguns dos sinais dos novos tempos, acompanhados por uma conectividade da mais recente geração, para além de um extremo cuidado ecológico na contensão de emissões. Em relação a motores, o A3 estreia-se com dois blocos a gasolina, arrancando no bloco de 3 cilindros 1.0 TFSI de 110 cv, contando ainda com um muito eficaz 1.5 TFSI Mild Hybrid com 150 cv de potência. Na opção diesel, o motor de 2,0 litros pode debitar 116 cv ou 150 cv de potência. Até ao final do ano chegarão ao mercado as motorizações 30 TFSI e TDI com caixa automática S-Tronic, para além de uma versão PHEV. O Audi A3 Limo (3 volumes) estará também disponível no final deste ano.
O Audi A3 já está à venda com as motorizações de entrada, com uma previsão de vendas que deverá favorecer a versão a gasolina 1.0 TFSI, mas com uma versão fiscal especial para frotas que irá recair na versão diesel menos potente. Em relação a preços, tudo começa nos 28.632€ para o gasolina 30 TFSI, enquanto a opção diesel começa nos 32.557€, embora para as frotas a versão 30 TDI seja proposta por 27.490€.