O Yaris, um dos modelos mais populares da Toyota, vai receber muito mais do que um refrescar de linhas. Os sinais desportivos da marca, agora regressada ao WRC, vão estar presentes no design do renovado modelo, mas essencialmente na versão mais desportiva, o GRMN “By Gazoo Racing”, que só chegará no final do ano com um motor turbo a gasolina de 1,8 litros e 210 cv de potência. Mas muito mais acessível, e já disponível em abril, é mesmo o Yaris utilitário que já conta com uma longa história de sucesso desde 1999, altura em que a primeira geração do pequeno Toyota começou a ganhar terreno dentro do segmento B.
Para Portugal as fortes apostas vão para a motorização a gasolina de 1,0 litros com 69 cv e para a versão híbrida que continua a ganhar cada vez mais adeptos, contando neste caso com a conjugação de um motor a gasolina de 101 cv com um motor elétrico. O novo Toyota Yaris continua ainda a estar disponível com o conhecido bloco diesel 1.4 D-4D, mas a grande novidade em termos de motorizações, que não estará disponível no nosso país por questões de fiscalidade, mas que é a sensação deste lançamento, é um novo motor a gasolina 1.5 VV-ie de 111 cv. Uma das grandes apostas da Toyota para a maior parte dos seus modelos são as versões híbridas, com a marca nipónica a projetar atingir a fasquia dos 45% de vendas só em veículos híbridos vendidos já este ano. No caso do Toyotav Yaris, mais de 40% das vendas são híbridos, o que é um paço claro a caminho da eletrificação.
Porque um em cada quatro modelos da Toyota é um Yaris, a marca aprimorou este produto que considera muito forte, introduzindo mais de 900 componentes totalmente novos. Melhorias nítidas ao nível do desempenho, das suspensões e da direção, dão ao novo Yaris um novo ciclo de vida dentro do muito concorrido segmento B. A apontar para o sucesso do novo Yaris, a Toyota baseou a sua nova aposta em quatro pilares base. Design, melhoramentos da tecnologia híbrida, novo motor a gasolina e aumento das tecnologias de segurança, com a introdução do Toyota Safety Sense em todas as versões. Com um estilo exterior inconfundível, onde se destaca uma frente “catamaran”, as linhas laterias ao nível da cintura também foram redesenhadas, bem como uma traseira mais escultural onde sobressaem os novos farolins.
O interior, repleto de tecnologias de ponta, também está diferente em termos estéticos, numa ligação perfeita às linhas exteriores mais apuradas. Novo painel de instrumentos e novo volante, com muitas semelhanças ao CH-R, assinam a nova imagem da Toyota, que alarga tecnologias de segmentos superiores a este automóvel simpático, prático e jovem que irá disponibilizar 10 cores diferentes compatíveis com inúmeras personalizações, em bora nesta fase de lançamento só estejam disponíveis o azul e o vermelho. A aposta forte nas versões híbridas melhora o sistema EV (utilização exclusivamente elétrica) e introduz o sistema automático de registo de condução “Driveco” para uma melhor utilização e leitura das capacidades híbridas do novo Yaris.
Com três níveis de equipamento, mas com a oferta de diferentes packs na fase de lançamento, a grande aposta do importador nacional vai para a edição “Square Collection” com pintura bi-tom e exclusiva da versão híbrida. Quanto a preços, tudo começa entre os 14.205€ e os 17.750€ para o gasolina de 1,0 litros, enquanto a versão híbrida oscila entre os 18.670€ e os 21.730€. Em relação ao 1.4 diesel o preço vai de 18.730€ a 23.200€.