O Opel Grandland X que vai ser lançado em novembro, associa elegância e espírito de aventura com linhas dinâmicas, aparência ‘off-road’, posição elevada dos bancos (caraterística de um SUV) e conceito de segurança que mereceu a classificação máxima de cinco estrelas EuroNCAP. A par de tecnologia avançada, o Grandland X possui um habitáculo muito espaçoso e bagageira de grande capacidade.
Vão estar disponíveis duas motorizações, a gasolina e a gasóleo, podendo ambas ser equipadas com caixa manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades. Do lado diesel surge o 1.5 Turbo D, de 130 cv de potência que na versão com caixa manual, bem como na de caixa automática de oito velocidades, os valores de consumo em ciclo misto1 situam-se em 4,1 l/100 km e as emissões de CO2 em 108 g/km.
O 1.2 Turbo de três cilindros, com injeção direta de gasolina, debita 130 cv de potência. O consumo em ciclo misto2 é de 5,2 l/100 km e as emissões de CO2 situam-se em 120 g/km, na versão com caixa manual (5,2 l/100 km e 119 g/km CO2 com caixa automática de oito velocidades).
O equipamento é vasto com destaque para o sistema de Alerta de Colisão Dianteira Iminente com deteção de peões e Travagem Automática de Emergência, bem como faróis AFL compostos por LED e ‘Advanced Park Assist’ com câmara 360º. Outras tecnologias disponíveis no Grandland X são o Alerta de Saída de Faixa, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Programador de Velocidade inteligente, Assistência ao Arranque em Planos Inclinados e infoentretenimento IntelliLink com múltiplas funções, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, com ecrãs táteis até oito polegadas. Os telemóveis mais modernos podem receber carga por indução. Também disponível como opção surge o sistema de som de alta-fidelidade com assinatura Denon
A gama Opel Grandland X tem dois níveis de equipamento: Edition e Innovation. Os preços iniciam-se em 29.090 euros para as versões a gasolina e em 32.090 euros para os turbodiesel. A caixa automática de oito velocidades pode ser encomendada para qualquer versão, com um acréscimo de preço de apenas 2000 euros.
A Opel aproveita o lançamento do Grandland X para relançar o Mokka X, vindo ambos juntar-se ao bem sucedido Crossland X. Desta forma, a marca triplica a sua oferta de modelos SUV em Portugal.
Com a nova regulamentação de portagens de autoestradas, que entrará em vigor no dia 1 de janeiro de 2019, a classificação do Opel Mokka X baixa para Classe 1. Esse facto permite à Opel Portugal comercializar sem limitações um dos mais destacados ‘bestsellers’ do segmento em toda a Europa.
A gama de modelos SUV da Opel passa a ser composta pelos modelos Grandland X (compacto), Mokka X (sub-compacto, com versões 4x4) e Crossland X (sub-compacto), com o Crossland X a constitui um caso de sucesso no mercado nacional, tendo já vendido mais de três mil unidades desde o lançamento em julho de 2017.