A Opel acaba de lançar a terceira geração do seu furgão Vivaro, com uma variante para transporte de passageiros, um minibus denominado Combi. Sempre com nove lugares e classe 1 nas portagens, o Vivaro Combi oferece três comprimentos de chassis: L1 (4,6m, desde 38.030€), L2 (4,95m, desde 38.520€) e L3 (5,3m, a partir de 40.579€). A gama de motores turbo-diesel de última geração inclui um 1.5 CDTI nas variantes de 102cv e 120cv e um 2.0 CDTI com 122cv e 150cv. A variante de 122cv do 2.0 CDTI vem dotada de uma caixa automática de 8 relações, mas a forte aposta é nas restantes versões, todas equipadas com caixa manual de 6 velocidades.
No mercado, existem várias ofertas de derivações de furgões de carga em veículos de passageiros, pelo que a Opel teria de oferecer algo de diferente para ter uma proposta atrativa. “Prático, flexível e económico” é como a marca classifica o Vivaro Combi o que é justificado pelas diversas opções de comprimento e motores que este minibus oferece, podendo ser usado em atividades tão diversas, essencialmente como transporte especializado de passageiros ou de famílias numerosas. Acresce que, além de ser classe 1 nas portagens, com 1,9m de altura, o Vivaro Combi pode aceder a estacionamentos subterrâneos. Na versão base, este minibus já tem o mínimo de equipamento de série para estar pronto a usar. É o caso, entre outras coisas, do ar condicionado, dos vidros escurecidos, da porta deslizante do lado do passageiro, do rádio com 4 altifalantes, do cruise-control com alerta de excesso de velocidade e do sensor de estacionamento traseiro. Porém, por preços razoáveis, é possível aumentar os níveis de segurança e conforto e vida a bordo.
Entre as opções, referência para a câmara de visão traseira, para a porta deslizante do lado do condutor e para os sistemas de info-entretenimento Multimedia Radio e Multimedia Navi Pro (inclui sistema de navegação com visualização de mapas 3D) servidos por ecrã táctil a cores, que permitem utilizar o Apple Car Play e o Android Auto. A Opel prossegue a senda de eletrificação de todas as viaturas do seu portfólio, tendo por meta ter versões elétricas de todos os seus veículos até 2024. Este minibus obedece a esta política. A versátil plataforma EMP2 do grupo PSA/Opel, usada pelo Vivaro, permite recorrer tanto a motorizações convencionais como a sistemas de propulsão elétrica. Assim, o Vivaro-e está previsto até finais de 2020/início de 2021, com duas variantes: uma dotada com bateria de 50 kWh e uma autonomia de 200km e outra com uma bateria mais potente de 75 kWh e uma autonomia de 300km.