Mais espaçoso, mais seguro, mais conectado e mais emotivo do que nunca o Škoda Octavia, que vai na quarta geração, atingiu novos patamares a todos os níveis. "Para a Škoda, o Octavia é de uma importância fundamental. É por isso que voltámos a desenvolver completamente este carro. O resultado é o melhor Octavia de todos os tempos”, afirma Bernhard Maier, CEO da marca checa.
Novas e esculturais formas, elementos dinâmicos e caraterísticas vincadas transmitem ao novo Octavia um visual emotivo e genuíno, com grande personalidade. Entre as caraterísticas exteriores, destaque para o novo para-choques dianteiro e os faróis mais estreitos e de formas mais ousadas, com tecnologia LED para os “médios”, “máximos” e luzes diurnas, de série em todas as variantes. As luzes traseiras, luzes de travão e luzes de nevoeiro também utilizam tecnologia LED. As barras do tejadilho enfatizam a silhueta alongada do Octavia Break, enquanto a Limousine tem um visual similar a um coupé.
No renovado interior, o Octavia oferece um novo volante de dois raios, que pode ser aquecido como opção e, se solicitado, como uma variante multifunções, é proposto com novos botões de controlo, permitindo que os condutores operem um total de 14 funções diferentes sem retirar as mãos. O painel de instrumentos, que também foi redesenhado, é modular e foi organizado em diferentes níveis, com uma grande ecrã central independente. A consola central é elegante e com inserções cromadas, sendo também novidade as guarnições e os puxadores das portas.
Pela primeira vez, este modelo pode ser equipado, em opção, com os bancos Ergo, que oferecem, por exemplo, uma função de massagem elétrica. Na versão de topo, também podem ser ventilados. O opcional head-up display é outra novidade num modelo da Škoda. Projeta as informações mais importantes, como velocidade, navegação, sinais de trânsito detetados e sistemas de assistência aos condutores ativados, diretamente no para-brisas (o qual também pode ser aquecido). O ecrã de 4,2 polegadas e o display multifunções Maxi DOT de 16 cores é proposto no equipamento de série. Por sua vez, o ar condicionado Climatronic de três zonas faz também a estreia no Octavia.
Toda uma gama de novos sistemas de segurança, como assistência de prevenção de colisão (Collision Avoidance Assist), Turn Assist, aviso de saída da faixa de rodagem (Exit Warning) e a função de alerta de trânsito (Traffic Warning) também fazem a sua estreia na Škoda. Outras novas soluções para o Octavia incluem Area View, Side Assist e Predictive Cruise Control, que – juntamente com a versão atualizada do Reconhecimento de Sinais de Trânsito (Traffic Sign Recognition) e a função Lane Assist, bem como os sistemas Traffic Jam Assist e Emergency Assist – formam o abrangente sistema de assistência de viagem. Usando “Hands-on Detect”, este sistema também verifica se o condutor está a tocar no volante de forma consistente. O Octavia está equipado com até nove airbags, incluindo um airbag dos joelhos do condutor e airbags laterais traseiros, para proteção dos ocupantes em caso de colisão.
A ampla gama de motorizações oferece potências compreendidas entre 110 cv e 204 cv, sendo complementada pelo OCTAVIA G-TEC (autonomia até 523 km e um total de 17,7 kg de gás natural). No Octavia iV, um motor a gasolina TSI de 1,4 litros e um motor elétrico oferecem uma potência combinada de 204 cv. Com uma capacidade de 13 kWh de energia, a bateria de iões de lítio de alta tensão permite uma autonomia 100% elétrica até 55 km no ciclo WLTP. As variantes eTEC, equipadas com os mais recentes motores a gasolina 1.0 TSI ou 1.5 TSI da geração EVO, apresentam tecnologia mild hybrid de 48 V quando equipadas com transmissão DSG.
O Octavia oferece uma escolha de quatro sistemas de infotainment da última geração, com ecrãs entre 8,25 e 10 polegadas. Alguns deles podem ser operados usando controlo gestual ou por voz através da “Laura”, o Assistente Digital da Škoda. A versão topo de gama Columbus do sistema de infotainment pode – pela primeira vez – exibir mapas do sistema de navegação num nível diferente de zoom do Cockpit Virtual de 10,25 polegadas (que também foi melhorado).