O Vitara é um dos responsáveis pela moda dos SUV, quando há três décadas a Suzuki desenhou um perfil que mais tarde viria a caracterizar o mercado. Nessa época era impensável conceber um Vitara sem motores diesel. Hoje, a nova geração de um dos SUV mais populares, só conta com motorizações a gasolina, apontando novos caminhos e abrindo portas às novas tecnologias. A nova geração do Vitara está disponível com a tecnologia Boosterjet para os motores a gasolina de 1,0 litros com 111 cv e para o mais potente 1.4 de 140 cv. Ambas as motorizações podem dispor de caixas de velocidades manuais ou automáticas e com o sistema AllGrip de tração às quatro rodas.
A qualidade exterior e interior do novo Vitara é notória em relação às gerações anteriores. Um novo painel de instrumentos, com toda a informação de condução dinâmica, a utilização de novos materiais, uma nova grelha, jantes e grupos óticos traseiros, contribuem para uma aparência mais sofisticada deste SUV da Suzuki, que continua a persuadir quem o conduz, com a motorização mais acessível de 1,0 litros a mostrar-se suficiente para uma utilização regular.
Em termos de segurança avançada, o Vitara estreia novas tecnologias que são novidade na Suzuki. O sistema de tração 4WD AllGrip possui quatro modos de condução selecionáveis, contando ainda com o controlo de desidas, que se mostra bastante eficaz numa utilização fora de estrada. Com três níveis de equipamento, 15 cores possíveis, o Suzuki Vitara é classe 1 nas portagens e oferece 5 anos de garantia.
Em relação a preços, a marca propõe uma campanha de lançamento de 1.300€ até final do ano, com o novo Vitara a evidenciar um bom enquadramento de preços em relação à concorrência. Tudo começa nos 17.700€ para a versão 1.0 GL 2WD. Com o mesmo motor, mas com tração 4WD e equipamento GLE, o preço sobe para os 22.000€. Para a motorização de 1,4 litros os preços começam nos 22.700€ para o GLE 2WD, enquanto o mais equipado 4WD GLX custa 27.142€.