O novo T-Roc Cabrio promete uma lufada de ar fresco no segmento SUV, apresentando-se como o primeiro crossover descapotável na classe compacta. Alia a robustez e os pontos fortes de um SUV com a divertida experiência de condução de um carro descapotável. O modelo será lançado em Portugal em meados do segundo trimestre de 2020.
Desenho extrovertido e emotivo.
O T-Roc Cabrio sugere uma condução divertida, com linhas elegantes. A parte dianteira surpreendentemente larga, linhas proeminentes e proporções compactas transmitem ao modelo uma combinação distinta de robustez e aparência de SUV. A equipa liderada por Klaus Bischoff, Diretor de Design da Volkswagen, criou linhas que sublinham claramente o posicionamento único do T-Roc Cabrio no seio do segmento dos SUV.
A elevada e larga grelha do radiador, com os faróis duplos integrados, domina a parte dianteira do T-Roc Cabrio. As versões superiores dos faróis utilizam tecnologia LED. No perfil lateral destaca-se uma faixa cromada que passa por baixo das janelas, enquanto uma convincente linha de cintura cresce a partir da parte traseira. As aplicações offroad protegem os guarda lamas, as soleiras laterais e a zona inferior da secção dianteira e traseira. Também têm o efeito de diminuir visualmente a altura da carroçaria.
Secção traseira horizontal.
As linhas horizontais dominam a parte traseira do T-Roc Cabrio, dando a este crossover descapotável uma aparência plana, larga e desportiva. A terceira luz do travão está integrada no spoiler. O logótipo da Volkswagen e a sigla "T-Roc" foram posicionados abaixo. As saídas do escape e a inserção do difusor são em forma de trapézio.
Experiência de condução melhorada, com uma boa visão.
O T-Roc Cabrio de 2+2 lugares foi produzido na plataforma modular transversal (MQB). O comprimento total é de 4,27 metros e a distância entre eixos é de 2,63 metros. A largura é de 1,81 metros (sem espelhos retrovisores exteriores) e a altura de 1,52 metros. A relação largura/altura sublinha a dinâmica do carro, e o centro de gravidade da carroçaria – baixo para um SUV – aumenta a diversão de condução. Outras características determinantes são as dimensões curtas entre o centro da roda e as extremidades e as grandes larguras das vias: 1538 mm (frente) e 1539 mm (traseira). A altura entre a distância ao solo e os bancos do condutor e do passageiro é de 599 mm e de 616 mm para os passageiros traseiros. O compartimento de bagagem tem uma capacidade de 280 litros. As costas dos bancos traseiros são rebatíveis e, juntamente com o engate de reboque, opcional, sublinham a versatilidade do carro.
A capota em lona.
Seguindo os passos do Beetle e do Golf Cabrio, o T-Roc Cabrio tem uma capota clássica em lona composta por três camadas. Com acionamento elétrico, a operação de abertura e fecho pode ser efetuada até aos 30 km/h, pressionando o botão na consola central, numa operação que demora nove e onze segundos, respetivamente. Durante o processo, é emitido um sinal acústico. Quando aberta, a parte superior macia dobra-se num formato Z atrás dos bancos traseiros e um compartimento por cima da bagageira permite arrumar a capota. Quando está fechada, uma estrutura impede o “efeito de balão” a altas velocidades. Com sistema keyless, é possível acionar a capota com a chave, a uma distância de 1,5 metros. Em opção, pode também equipar o carro com um corta-vento.
Preços
As três versões disponíveis no mercado nacional vão ter preços entre 32 mil e os 43 mil euros:
1.0 TSI 115 cv: 32.750€ (Style);
1.5 TSI 150 cv: 35.750€ (Style);
1.5 TSI 150 cv DSG: 43.030€ (R-Line)