Mais parece um grande coupé, por culpa da linha inspiradora do Monza Concept, que deu origem aos primeiros esboços dos designers da marca. O Opel Insignia mudou substancialmente nesta 2ª geração, mostrando-se como um automóvel familiar e executivo que desafia com confiança marcas dos segmentos Premium. Mas para além do estilo mais desportivo, este automóvel de grande porte aposta no conforto, no espaço e na versatilidade.
Bastante mais leve que a geração anterior, o novo Insignia oferece mais espaço para passageiros e a bagageira tem maior capacidade. Dinâmica e prazer de condução são dois atributos deste topo de gama da Opel, que eleva também à máxima potência os seus argumentos de conectividade e tecnologias de segurança. Nova geração de faróis de matriz de LED, sistemas sofisticados de assistência à condução, um completo “head up display”, ou o atualizado sistema Opel OnStar, são apenas alguns dos muitos atributos da nova geração Insignia.
Em termos dinâmicos, a arquitetura totalmente nova do Insignia liga de forma perfeita com as novas linhas de motores Opel, com destaque para o eficaz bloco a gasolina de 1,5 litros, que garante excelentes consumos e performances. Grand Sport e Sports Tourer chegaram ao mesmo tempo ao mercado nacional, interpretando estatutos diferentes, e com a carrinha a cair nas graças das grandes famílias, mas também exibindo um design geral mais convincente. O novo Opel Insignia estreia também uma nova caixa manual de seis velocidades e uma automática de oito velocidades, otimizada em termos de atrito e mudanças.
Da gama fazem parte os motores 1.5 Turbo a gasolina com 140 ou 165 cv e os económicos turbodiesel de 1,6 litros com 110 cv ou 136 cv. Ainda entre os diesel, está igualmente disponível o bloco mais potente de 2,0 litros com 170 cv. Em relação a preços os motores a gasolina arrancam nos 28.680€ para o carro e 30.030€ para a carrinha. Os diesel começam nos 30.980€ para o Grand Sport e 32.330€ para a Sports Tourer.