Twing Z.E. alarga família dos veículos 100% elétricos da Renault

| Revista ACP

A mobilidade elétrica faz do Twingo, mais do que nunca, o rei da cidade e reforça o êxito deste citadino francês.

Twingo-ZE-840

Montado sobre uma plataforma especialmente concebida para a versão elétrica, o Twingo Z.E. oferece o desempenho e o conforto de condução que amplificam tudo o que tem feito do Twingo uma história de sucesso. Graças à bateria de 22 kWh, pode esgueirar-se pela cidade, durante toda a semana, com um único carregamento e beneficia de uma polivalência de carregamento que lhe permite carregar até quatro vezes mais depressa do que os seus concorrentes.

Este citadino francês sempre cultivou uma imagem irreverente. O para-choques esculpido, onde se destacam as entradas de ar e os blocos óticos com a assinatura LED em forma de C, confere-lhe uma face dianteira ao mesmo tempo dinâmica e impertinente. A combinação das cores da carroçaria com os packs de cores, os strippings e as jantes oferece uma infinidade de possibilidades de personalização. A variante Z.E. foi enriquecida com elementos de design 100 % elétrico.

Um friso azul realça o centro das rodas. Integrado nos embelezadores desde o primeiro nível de acabamento, está também disponível para as diversas opções de jantes propostas nos níveis superiores. Posicionado no portão traseiro, o emblema "Z.E. Electric" identifica o carácter 100 % elétrico do automóvel. A assinatura "Z.E. Electric" está, igualmente, integrada no pilar B. O Twingo Z.E. exibe ainda um stripping lateral em forma de friso, que percorre o automóvel a todo o comprimento, valorizando elegantemente as suas formas.

O motor de 60 kW (82 cv) do Twingo Z.E. desenvolve um binário máximo de 160 Nm imediatamente disponível. A aceleração dos 0 aos 50 km/h acontece em apenas 4 segundos, e a velocidade máxima de 135 km/h permite-lhe que circule em qualquer via rápida ou autoestrada. O Twingo Z.E. dispõe de um "modo B", graças ao qual o condutor escolhe entre três níveis de travagem regenerativa, que é ativada logo que larga o pedal do acelerador. Na regulação mais acentuada, o automóvel desacelera de forma significativa, o que permite regenerar a bateria mais rapidamente, limitar o recurso ao pedal de travão e tornar mais simples a condução na cidade. O Twingo Z.E. permite realizar toda uma semana de trajetos urbanos sem necessidade de carregamento.

Dotado de uma bateria de 22 kWh, o Twingo Z.E. oferece uma autonomia de cerca de 250 quilómetros em ciclo WLTP City e de 180 quilómetros no ciclo WLTP Completo. Tomando por base a média de trinta quilómetros percorridos diariamente pelos condutores de pequenos citadinos na Europa, esta autonomia permite realizar trajetos urbanos durante uma semana sem carregar. O modo "Eco", ativado através de um botão situado na consola central, autoriza uma autonomia de cerca de 215 quilómetros em trajetos mistos, graças a uma limitação da aceleração e da velocidade máxima.

Espaçoso e funcional como sempre, o habitáculo mantém o conjunto de possibilidades de personalização proposto na gama Twingo. A presença do logótipo "Z.E." identifica o carácter 100% elétrico do Twingo Z.E. O ecrã tátil, a cores, de 7 polegadas, inédito no segmento, dá acesso à nova conetividade do Twingo. Neste modelo é ainda possível selecionar o ambiente interior entre vários packs de personalização, que irão determinar a cor do friso do painel de bordo, dos contornos dos arejadores e dos braços do volante, para além da cor dos estofos. A consola central oferece grandes espaços de arrumação e ainda um ecrã central tátil de 7 polegadas.

O condutor acede ao conjunto dos serviços conectados Renault EASY CONNECT a partir do ecrã tátil Renault EASY LINK de 7 polegadas, de alta definição, integrado na consola central. Aliás, também o pode fazer no seu smartphone, através da aplicação móvel MY Renault. No Twingo Z.E., este ambiente conectado foi enriquecido com funções específicas ao veículo elétrico.

scroll up