Este veículo comercial da marca alemã apresenta-se com capacidades de carga úteis comparáveis às dos VCL com motores de combustão interna: com 1.275 kg, o Vivaro-e conta com uma capacidade de carga útil quase tão generosa como as versões Cargo L1 2.0 diesel (carga máxima de 1.405 kg).
Os clientes do Vivaro-e podem escolher entre duas opções de baterias de iões de lítio, em função das suas necessidades: com 75 kWh para um máximo de 330 quilómetros de autonomia, ou, para quem faz uma utilização diária menos intensiva, com 50 kWh para uma autonomia máxima de 230 quilómetros (WLTP em ambos os casos)1.
Com 136 cv de potência e 260 Nm de binário no sistema de propulsão elétrica, o Vivaro-e oferece um desempenho superior à maioria dos veículos comerciais elétricos. A velocidade máxima de 130 km/h, controlada eletronicamente, permite a velocidade em autoestradas, ao mesmo tempo que preserva a autonomia elétrica. A bateria localizada sob o compartimento de carga reduz ainda mais o centro de gravidade, o que beneficia a estabilidade do Vivaro-e em curva e face aos ventos laterais, mesmo quando totalmente carregado, ao mesmo tempo que contribui para um maior prazer de condução.
Utilizando um posto de carregamento público de 100 kW DC, o carregamento da bateria de 50 kWh até um patamar de 80% leva cerca de 30 minutos (45 minutos se bateria de 75 kWh). A Opel oferece carregadores a bordo que asseguram que os carregamentos se realizam no mais curto espaço de tempo e que a bateria (coberta por uma garantia de 8 anos/160.000km) tenha uma vida útil longa. No mercado nacional, o Vivaro-e vai contar com um carregador de bordo trifásico de 11 kW ou um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, de série.
A função "Charge My Car" da app “Free2Move Services” permite o acesso a mais de 140.000 pontos de carregamento em toda a Europa e inclui o processo de pagamento. Para ser ainda mais fácil aos clientes escolher o ponto de carregamento correto, a app "Free2Move Services" faz uma pré-seleção com base na distância até esse ponto, na velocidade de carregamento e no preço da carga em vigor nas opções possíveis de carregamento público.
Com as funções de controlo remoto (e-remote) "OpelConnect", os clientes podem utilizar os seus smartphones para verificar o estado de carga da bateria ou programar o sistema de ar condicionado e os tempos de carregamento.
À semelhança dos seus irmãos com motores de combustão interna, o Vivaro-e oferece uma gama ampla de sistemas de assistência ao condutor, que reforçam a segurança dos profissionais. Além do Head Up Display, o Vivaro-e inclui o Alerta de Desvio de Trajetória, Reconhecimento Alargado de Sinais de Trânsito, Alerta de Atenção do Condutor,
O Vivaro-e dá continuidade, não só à ofensiva de eletrificação da Opel, mas também à história de sucesso do Vivaro que começou com a primeira geração em 2001. O próximo VCL Opel elétrico, o Combo-e, vai chegar em 2021. Até 2024, a Opel vai oferecer uma versão eletrificada de todos os seus modelos de passageiros e de VCL.