“Vale a pena estar nos salões automóveis, mas não em todos"

| Revista ACP

Os diretores de comunicação do BMW Group e da Renault Portugal discutem a importância dos salões automóveis em mais um podcast ACP.

Capa-podcast-site

Os salões automóveis foram, durante largos anos, o palco principal (e obrigatório) para a revelação das maiores novidades da indústria. Porém, nos últimos anos os salões têm perdido influência e o melhor exemplo é o Salão de Genebra.

Para compreender a diminuição da importância dos salões automóveis para marcas e público em geral, convidámos para mais um podcast ACP os diretores de comunicação do BMW Group, João Trincheiras, e da Renault Portugal, Hugo Barbosa.

Reconhecendo que o cenário atual nos salões chega a ser confrangedor, Hugo Barbosa reforça que presença nestes certames continua a compensar. Também João Trincheiras concorda com a importância de marcar presença nos salões, mas ressalva que é preciso ser criterioso na escolha dos certames nos quais se marca presença.

O diretor de comunicação do BMW Group ressalva ainda que ao contrário do que acontece na Europa, na Ásia os certames continuam a cativar o público. Além disto, reconhece que é também importante marcar presença em salões que não sejam exclusivamente dedicados ao automóvel, como é o caso do CES realizado em Las Vegas.

Entre os fatores que têm influenciado o afastamento das marcas dos salões ambos apontam não só os custos elevados associados à presença nestes certames, comp os diversos canais que a internet criou e que permitem chegar aos consumidores.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Além do declínio dos salões, João Trincheiras e Hugo Barbosa discutem também neste episódio os novos desafios na área da comunicação que foram trazidos pelas redes sociais e, como não podia deixar de ser, questões como a fiscalidade nacional e a concorrência dos construtores chineses.


Este e outros podcasts estão disponíveis nas plataformas


scroll up