Como preparar o carro para o inverno

Conduza descansado com 7 simples conselhos de mecânica

Chegou a chuva, o vento, o frio, o nevoeiro, a menor visibilidade e a necessidade de cuidados redobrados, quer ao volante, quer com o seu veículo. Assim, para que a sua atenção esteja apenas concentrada na condução, deixamos-lhe alguns conselhos para que o seu carro esteja sempre em perfeitas condições e preparado para as condições adversas da época mais fria.

1. Luzes

Com dias mais curtos e a consequente menor visibilidade agravada pelas condições atmosféricas, torna-se fundamental a boa iluminação da estrada e a informação de presença para os outros condutores.

Verifique o funcionamento de todas as lâmpadas e a sua intensidade (as lâmpadas substituem-se sempre aos pares, de modo a evitar intensidades diferentes). Tenha ainda atenção aos refletores e aos plásticos dos faróis, que devem estar limpos por fora e por dentro, sem oxidação ou baços.

2. Escovas

As escovas devem ser substituídas sempre que começarem a apresentar menor capacidade de limpeza o que, por norma, significa uma mudança anual. As estações mais frias do ano exigem mais deste componente, tanto na frequência de utilização, como na eficácia da limpeza.

Lembre-se que a má visibilidade coloca em risco a sua segurança, a de quem viaja consigo e a dos restantes condutores e peões. Por isso, não arrisque. Substitua as escovas antes de cada outono-inverno.

 3. Vidros

O ar condicionado não é apenas indicado para o verão. Este sistema é a melhor solução contra o embaciamento dos vidros do seu carro. Utilize-o também no inverno e ajude-o a ser ainda mais eficaz, através da limpeza regular dos vidros com detergente limpa-vidros (o mesmo que utiliza em casa).

Para um efeito mais preventivo, especialmente em regiões mais húmidas, pode utilizar ainda produtos específicos anti-embaciamento e produtos hidrofóbicos.

4. Borrachas

Além da visibilidade, o conforto no interior do seu carro também depende de alguns cuidados simples, mas importantes. A condução sob chuva intensa pode pôr à prova o estado das borrachas vedantes de portas, janelas, motor e bagageira. Se não estiverem em condições, arrisca-se a ter água no interior do carro e a reparações caras.

Com o tempo, a borracha vai perdendo as suas características ficando mais seca, com cortes e com tendência a quebrar. Faça uma inspeção geral ao carro e verifique o seu estado. Se necessário compre um produto de hidratação para borrachas ajudando, assim, a prolongar a sua vida.

5. Pneus

A pressão correta é imprescindível para que o pneu desempenhe perfeitamente a sua função de aderência, contribuindo ainda para a poupança de combustível, redução de ruído e maior longevidade. Os valores são indicados pelo fabricante do veículo na soleira da porta do condutor e na tampa do depósito do combustível.

Verifique a pressão uma vez por mês e aproveite para controlar o estado do pneu (rasgões, bolhas…) bem como a profundidade do rasto, que deve ser sempre superior a 1,6 mm.

6. Travões

A chuva traz com ela o piso escorregadio e travagens mais perigosas. Diminui a aderência e aumentam as distâncias de travagem. Por isso, é importante que o conjunto das pastilhas e dos discos, assim como o circuito de travagem estejam em perfeitas condições de funcionamento.

Pastilhas e discos novos oferecem mais segurança e melhor capacidade para enfrentar qualquer imprevisto. Para ficar descansado, verifique todos os componentes numa oficina, nomeadamente o circuito e a bomba de travagem.

7. Amortecedores

No inverno aumenta a degradação das estradas, com um maior número de buracos provocados pela chuva. Além dos pneus e das jantes, os amortecedores são alguns dos componentes mecânicos que podem ficar mais afetados. Uma observação visual ajudará a detetar eventuais fugas de óleo e danos mecânicos.

Deverá estar atento ao saltitar das rodas, sinal de que o desgaste já comprometeu a força do amortecimento. Não se esqueça que os amortecedores em mau estado significam também alterações nas distâncias de travagem, com efeitos perigosos na segurança.

 

A prevenção é o melhor remédio

O ACP presta um conjunto de serviços rápidos de manutenção automóvel, com mecânicos credenciados e peças originais selecionadas que incluem desconto até 30% para sócios. Marque uma inspeção rápida e enfrente o inverno descansado.

Conheça melhor os serviços rápidos de oficina ACP, disponíveis em Lisboa, Porto e Almada.
Saiba mais

scroll up