As autoestradas facilitam a vida, poupam tempo e oferecem segurança aos condutores. Por não terem cruzamentos de nível nem ser permitido que peões a atravessem, terem duas ou mais vias de trânsito em cada sentido (o que permite ultrapassagens mais seguras) e por não autorizarem o trânsito a veículos lentos (como bicicletas, ciclomotores e tratores) nem a peões, cavaleiros ou animais com condutor, a autoestrada é a via mais segura.
Devido às suas especificações, conduzir numa autoestrada tem regras próprias, como não parar, estacionar ou conduzir na berma. Se o fizer, arrisca-se a ser multado.
Circular numa autoestrada
Apesar de ser considerada uma via segura, a autoestrada tem os seus perigos. Sobretudo, quando não são cumpridas as regras de condução e a segurança rodoviária. Entre elas:
- Cumprimento da velocidade máxima (120 km/h para veículos ligeiros) e mínima (50 km/h)
- Circular, sempre que possível, na via mais à direita
- Manter a distância de segurança
- Sinalizar ultrapassagens
- Utilizar corretamente as vias de aceleração e desaceleração
É permitido parar ou estacionar numa autoestrada?
De acordo com o Código da Estrada, parar ou estacionar numa autoestrada é proibido, exceto nos locais destinados para esse fim. Ao parar ou estacionar fora desses sítios, está a cometer uma contraordenação grave. E muito grave, quando a paragem ou estacionamento acontecem na faixa de rodagem. Nestes casos, incorre:
E em caso de paragem de emergência?
Está previsto na lei a paragem devido a uma emergência. Porém, deve ter-se em conta o que é considerado como uma situação de emergência. Por exemplo, o veículo ter total impossibilidade de circular é considerado uma emergência. Já o mesmo não acontece se parar para fazer uma chamada telefónica.
Ou seja, pare na berma da autoestrada apenas se não conseguir chegar em segurança à estação de serviço mais próxima. Mesmo que outro condutor esteja a pedir auxílio, evite parar. Além de incorrer numa contraordenação, pode tratar-se de carjacking.
Como parar em segurança numa autoestrada em caso de emergência?
Em caso de emergência ou avaria, em que lhe é impossível chegar a uma estação de serviço, certifique-se de que pára em segurança. Para isso, deve:
- Sinalizar a manobra antecipadamente
- Desacelerar
- Sempre que possível, sair da via e parar na berma da autoestrada
- Sinalizar o veículo com as luzes de perigo (4 piscas), colocar o triângulo e vestir previamente o colete refletor
- Contactar a assistência em viagem, enquanto aguarda num local seguro (para lá dos separadores de faixa e longe da berma da autoestrada).
É possível conduzir na berma da autoestrada?
Depende. Se teve de parar o veículo na berma da autoestrada devido a uma emergência é recomendável que obtenha a velocidade o mais aproximada possível dos veículos que circulam, usando a faixa da berma antes de entrar na via.
Porém, se utilizar a berma da autoestrada como forma de “fugir” ao trânsito, então está a cometer uma infração muito grave. Como tal, pode incorrer numa coima entre 60€ e 300€, com sanção inibitória de conduzir entre 2 e 24 meses e perda de 4 pontos na carta de condução.