Como viajar de carro sem stress

Sugestões para chegar ao seu destino com mais segurança e tranquilidade

A época de festas do Natal e Fim de Ano representam sempre mais stress e dores de cabeça para quem se faz à estrada. Se este ano está a planear deslocar-se para celebrar as festas em família, o ACP dá-lhe sugestões úteis e simples que ajudam a tornar a viagem de carro mais tranquila e a chegar ao destino com maior segurança. 


Dicas de condução


  1. Distância de segurança


    Mantenha sempre uma prudente distância para os veículos à sua frente e aumente-a com condições climatéricas adversas. Quando ultrapassar, essa distância vai dar-lhe toda a visibilidade necessária e permitir ganhar velocidade de forma gradual, sem acelerações bruscas desnecessárias.

  2. Circule pela direita


    Mantenha-se sempre na via mais à direita. Repetimos: mantenha-se sempre na via mais à direita, exceto para ultrapassar. Essa é a regra. Cumpra-a e verá que já não será surpreendido por uma ultrapassagem pela direita (manobra igualmente proibida!).

  3. Desligue-se do telemóvel


    Mantenha o telemóvel longe da vista ao conduzir. Se precisar de o utilizar, peça a um dos passageiros que o faça por si. Os telemóveis atuais possuem funções de segurança para quem conduz que bloqueiam todos os alertas desnecessários. Exemplo em iOS: Definições > Não Incomodar > Não Incomodar Enquanto Conduz. Conheça e utilize estas funcionalidades.

  4. Faróis para ver e ser bem visto


    Verifique os faróis, um dos componentes essenciais no inverno. Frequentemente mal regulados, são um dos fatores mais perigosos para quem se cruza com outro veículo, contribuindo para “cegar”, encandear e desorientar o trânsito, especialmente à chuva e de noite. Lembre-se ainda das luzes traseiras, ainda mais negligenciadas.


Dicas de viagem


  1. Manutenção em dia


    Verifique se o veículo está em perfeitas condições. Se vai fazer uma viagem longa, é fundamental efetuar a devida revisão, não se esquecendo de verificar a pressão e o estado dos pneus. As oficinas de serviços rápidos ACP efetuam um conjunto de verificações e manutenção que lhe pode ser muito útil.

  2. Planeie a viagem


    Faça-o com antecedência e prepare-se para estradas congestionadas, incluindo alternativas de percurso, conforme o momento, as condições climatéricas e os locais que vai percorrer. Se possível, parta cedo ou saia mais tarde, de modo a evitar os picos de trânsito. Se necessitar de sugestões de percursos fale connosco.

  3. Abasteça o carro antes de partir


    Ninguém gosta de perder tempo em estações de gasolina, muitas vezes com filas de carros e outras tantas filas para pagamento. Não se esqueça também de ir controlando o nível de combustível em viagem. E se lhe acontecer enganar-se no combustível, o ACP resolve.

  4. Verifique a meteorologia


    Dependendo do destino, pode fazer muita diferença não esquecer um chapéu de chuva, roupa e calçado adequado, correntes para a neve…

  5. Prepare refeições leves e inclua água suficiente para a viagem


    As crianças serão as primeiras a queixar-se, por isso planeie com a antecedência necessária e prepare-se para as paragens resultantes da ingestão de líquidos.

  6. Lembre-se dos eventuais enjoos


    Inclua no interior do carro ajudas essenciais, como sacos de plástico, toalhitas e papel higiénico. Se prevê que um passageiro possa ter mais tendência para enjoar, adapte a condução evitando acelerações e travagens bruscas, tenha o interior do veículo limpo, fresco e arejado e faça paragens frequentes.

  7. Esconda os valores


    Nas pausas para refeições ou para compras rápidas, conserve longe da vista exterior todos os objetos de valor que se encontrem no interior do carro, guardando-os na bagageira ou nos locais de arrumo com fecho. À chegada ao destino descarregue o carro completamente e, mais uma vez, não deixe objetos de valor à vista.

  8. Olho nas crianças


    Se viaja com crianças, mantenha-as sempre sob vigilância e acompanhe-as nas pausas para a casa de banho. Se o percurso atravessar algum ponto turístico novo ou interessante, aproveite para o incluir na viagem. Inclua 1 cobertor e 1 almofada para cada criança, caso adormeçam. Mantenha-as entretidas e bem-dispostas, com música, filmes ou apps.

  9. Chaves a mais


    Pode parecer supérfluo, mas ter chaves suplentes nunca é demais. Neste caso, as do carro são as mais preocupantes. Mas as chaves de casa ou das malas, também são essenciais. Pelo menos no primeiro caso, o ACP está sempre pronto para lhe dar a ajuda necessária.

  10. Faça pausas frequentes


    As pausas são especialmente benéficas em longas viagens. Se possível troque de condutor a cada duas horas e à noite evite que o condutor seja a única pessoa acordada. Redobre os cuidados em autoestradas ou estradas com longas retas, onde a monotonia pode causar sonolência e distrações. Se necessário, perca uns breves minutos para uma sesta ou pernoite.

  11. Assistência à mão


    Tenha os contactos da assistência em viagem ACP sempre consigo caso ocorra um acidente ou avaria na estrada.


Com estes pequenos detalhes, vai poder deixar o stress e as preocupações de uma viagem de carro em plena época de festas para trás. Sobretudo, vai poder partir, conduzir e chegar ao seu destino muito mais tranquilo.

Boas Festas!

scroll up