Peugeot e Opel com 4 estrelas no Euro NCAP

| Revista ACP

Em causa os modelos 308 e Astra das duas marcas. Testes de segurança atribuíram ainda cinco estrelas à Mercedes, Volvo, VW e Kia.

euroncap-peugeot308-FB

O Euro NCAP revelou esta quarta-feira a sua terceira ronda de resultados de segurança para 2022. O KIA EV6 e o Mercedes Classe C, dois familiares de dimensões médias, são premiados com a classificação de cinco estrelas. O Volvo C40 Recharge também recebe a classificação de cinco estrelas, tal como o novo Multivan da Volkswagen. Já os "primos" Opel Astra e Peugeot 308, ambos do grupo Stellantis, ficaram classificados como automóveis de quatro estrelas em termos de segurança.

A sexta geração Opel Astra e a terceira geração Peugeot 308 estão ambas assentes na plataforma Stellantis EMP2 e, sem surpresa, pontuam de forma muito semelhante em todas as quatro áreas de avaliação. Tanto o teste de desvio como o teste de colisão a toda a largura destacaram a protecção marginal contra lesões no peito para condutores médios masculinos e femininos pequenos, e nenhum dos carros foi equipado com um airbag central para protecção contra colisões laterais, uma medida que se tem tornado cada vez mais comum nos carros modernos. Ambos os modelos oferecem muita tecnologia para evitar colisões, mas não incluem alguns dos últimos avanços introduzidos no mercado. As classificações de quatro estrelas dos automóveis aplicam-se também às suas variantes Plug-in híbrido.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Todos os automóveis de cinco estrelas desta série de testes revelaram uma excelente protecção contra colisões, com pontuações de 90% ou mais, em comparação com 76% e 80% para os modelos do grupo Stellantis. Isto dissipa a noção de que a diferença entre cinco estrelas e quatro estrelas é sempre atribuída aos sistemas avançados de assistência à condução, embora isso seja também frequentemente o caso. Os modelos mostraram consistentemente bons resultados também para a protecção dos ocupantes infantis. As maiores diferenças entre o EV6, Classe C, C40 Recharge e Multivan podem ser encontradas na proteção aos utillizadores mais vulneráveis da estrada (peões e ciclistas) que oferecem, em particular no desempenho frontal, onde o Classe C, equipada com capota activa, tem um desempenho superior ao do KIA EV6 por uma margem significativa. Na tecnologia de assistência global, o Volvo C40 Recharge saiu em primeiro lugar. Apesar da sua forma um pouco diferente, mais "boxy", o VW Multivan colocou um resultado sólido e completo que estava ao nível dos automóveis testados.

O secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, considerou que, "de um modo geral, vemos boas pontuações para a proteção contra colisões, o que é, naturalmente, tranquilizador. Mas a prevenção de colisões é tão importante como a protecção contra colisões. Assim, vamos manter a ênfase em todas as áreas de segurança nos próximos anos e alguns fabricantes terão de continuar a melhorar o seu desempenho se não querem ser deixados para trás pela concorrência".

scroll up