Dia 20 de abril passou a ser mais uma data histórica da marca romena, por ter sido o dia em que saiu da linha de montagem da fábrica de Mioveni (Roménia), um Duster Extreme L.E., nada mais nada menos que o Dacia 10 milhões produzido em 54 anos.
A Dacia começou a montar o seu primeiro veículo, o Dacia 1100, em Agosto de 1968. No ano seguinte, o icónico modelo Dacia 1300 deu origem a toda uma família de modelos nos seus mais diversos formatos. Permaneceu em produção durante 35 anos, tendo deixado a sua marca na paisagem automóvel romena.
Mas a aquisição da marca pelo Grupo Renault em 1999 abriu um novo capítulo na história da Dacia. Com o lançamento do Logan em 2004, a Dacia tornou-se um fabricante de automóveis internacional e o ritmo das vendas acelerou. Em 2005, Dacia abre uma linha de produção fora da Roménia, na fábrica da Somaca em Casablanca (Marrocos).
A expansão da gama de modelos (Sandero, Duster, etc.) e os seus sucessos imediatos tornaram necessária a expansão da capacidade de produção, em que se destaca:
- A inauguração de uma fábrica totalmente nova na cidade portuária de Tânger (Marrocos) em 2012,
- A abertura, em 2016, de uma linha de produção em Oran, exclusivamente para o mercado argelino,
- A produção do Spring, o primeiro veículo 100% eléctrico da Dacia, terá início em 2020 na fábrica de Shyian na China.
Dividindo o total da produção da Dacia, ao Dacia Sandero e ao Sandero Stepway (os mais vendidos) couberam 2,6 milhões de unidades, seguidos pelos 2,3 milhões de unidades do Dacia 1300 (e variantes), 2,1 milhões de Dacia Duster, o SUV mais vendido e ainda 1,95 milhões de unidades do Dacia Logan e Logan MCV.