Alfa Romeo Junior Ibrida Q4 pode ser encomendado

| Revista ACP

O novo modelo também está disponível numa variante de tração integral Q4 com gestão automatizada da tração do eixo traseiro.

Junior-Ibrida-Q41-840

Poucas semanas após a sua estreia internacional no Salão Automóvel de Bruxelas 2025, o novo Junior Ibrida Q4 está de volta às luzes da ribalta com a abertura das encomendas em todos os concessionários Alfa Romeo em Portugal. Com uma variante Q4 de tração integral com gestão automatizada da tração no eixo traseiro, o Junior oferece a mais ampla gama do segmento com livre escolha entre motores Full-Electric ou Hybrid e diferentes versões: Junior para desfrutar da desportividade quotidiana, performance extrema com o Junior Veloce ou tração integral para uma condução segura e de alto desempenho em todas as condições, especialmente quando a aderência é reduzida.

Equipado com um sistema híbrido de 48 V, combina um motor turbo de 1,2 litros com 136 cv e dois motores elétricos de 21 kW. O sistema híbrido do Junior Q4 dispõe de um motor elétrico posicionado no eixo dianteiro, integrado na transmissão automática de dupla embraiagem de 6 velocidades; e de um segundo montado no eixo traseiro, assegurando a tração sem uma ligação física entre os dois eixos. Esta configuração permite uma distribuição ideal do binário e proporciona uma excelente tração em todas as condições de condução.

O seletor Alfa Romeo DNA permite ao condutor adaptar o desempenho do veículo às diferentes necessidades de condução: o modo “Dynamic” oferece uma experiência de condução desportiva com a máxima potência, enquanto o modo “Natural” é ideal para o uso diário. O modo “Q4” foi concebido para condições de baixa aderência, garantindo sempre a máxima segurança e controlo. O modo “Advanced Efficiency” otimiza o consumo de combustível e oferece uma condução suave, perfeita para maximizar a eficiência energética. Já para não falar do facto de o Junior Ibrida Q4 estar equipado com a suspensão traseira independente MultiLink, concebida para garantir o máximo conforto na condução diária e melhorar a tração em todas as condições de estrada.

Este avançado sistema de suspensão proporciona uma maior capacidade de absorção dos desníveis do piso, garantindo um conforto superior a todos os ocupantes e um excelente comportamento. O sistema Q4 é ativado automaticamente com base nas condições de aderência e na inclinação da estrada, assegurando que a tração integral está sempre disponível através da tecnologia Power Looping, para que o automóvel mantenha a tração integral mesmo com a bateria fraca.

Em termos estéticos, as caraterísticas mais marcantes do Junior Ibrida Q4 são a nova reinterpretação do emblema “Leggenda”, os faróis Full LED e as jantes de liga leve de 18” ‘Petali’. O habitáculo é embelezado com elementos exclusivos, como o volante em pele, os bancos Spiga aquecidos, em vinil e tecido (regulação elétrica do banco do condutor e com função de massagem e regulações manuais de 6 vias para o banco do passageiro), sistema de infotainment de 10,25” com navegação, sistema de som com 6 altifalantes e pedais e soleiras das portas em alumínio.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A atenção ao detalhe também foi assegurada na iluminação interior de oito cores que assinala as saídas de ar, o túnel central e o icónico Telescópio. Também de série, a condução autónoma de nível 2, a câmara de visão traseira de 180°, o portão traseiro elétrico mãos-livres e o sistema keyless com tecnologia de acesso de proximidade.

scroll up