O Alpine A110 R Ultime nasceu no departamento de engenharia da Alpine. Dadas as especificações extremas em termos de desempenho desportivo, esperava-se, inicialmente, que o projeto se mantivesse na fase de protótipo. No entanto, não demorou muito para que estas considerações fossem postas de lado, por um desejo irresistível de criar um automóvel único, concebido em torno de dois grandes pontos focais: desempenho desportivo e apelo exclusivo.
Construído em apenas 110 exemplares, o A110 R Ultime não é apenas um automóvel com qualidades desportivas únicas. É também uma verdadeira oportunidade para a marca desenvolver a sua experiência, com um programa de ultra-personalização. Pela primeira vez, a Alpine oferece aos clientes a possibilidade de participarem num verdadeiro processo de co-criação: o Atelier Sur-Mesure ou programa de oficinas por medida.
O design do A110 R Ultime levantou um dilema para a Alpine, que teve de encontrar uma forma de aumentar o desempenho de um carro desportivo já muito bem conseguido, mantendo-se dentro dos limites exigidos para a homologação. Para enfrentar este desafio, os engenheiros da Alpine e o piloto de testes Laurent Hurgon adoptaram a postura de uma equipa de competição, reunindo os melhores parceiros do mundo do desporto automóvel.
Para melhorar ainda mais a agilidade e a velocidade em curva, os engenheiros redesenharam todos os aspectos relacionados com o desempenho dinâmico: motor, chassis, travagem e aerodinâmica. O automóvel ganhou uma nova caixa de velocidades DCT6 capaz de lidar com esta potência extra.
O chassis, finamente aperfeiçoado, é construído inteiramente em alumínio, o que faz do A110 R Ultime um dos automóveis desportivos mais leves do mundo. A suspensão foi completamente redesenhada com novos amortecedores Ohlins TTX, com regulação em altura, e regulação hidráulica bidirecional para compressão e recuperação. As novas jantes forjadas, de 18 polegadas à frente (10 mm mais largas que o A110 R) e de 19 polegadas atrás, têm um design exclusivo e são optimizadas em termos de peso. O sistema de travagem foi melhorado, com discos compostos de maior diâmetro e pastilhas inspiradas no mundo do desporto automóvel. Os pneus são Michelin PS CUP 2, desenvolvidos, especificamente, para o A110 R Ultime.
A aerodinâmica foi reformulada, com um aumento de 160 kg de força descendente em relação ao A110 R. Optimizado para a utilização em pista, o automóvel apresenta um splitter dianteiro com um lábio flexível, aletas no para-choques dianteiro e placas terminais no para-choques traseiro. O sistema de arrefecimento modificado baseia-se em duas aberturas no capot que empurram o ar para cima. Para completar os melhoramentos, um spoiler e uma asa traseira biplana ajustável, bem como uma cauda de pato na linha de cintura.
O motor ganhou novos pistões forjados e novas bielas emprestadas do mundo dos desportos motorizados. O turbocompressor foi optimizado com uma carcaça retificada e uma nova roda de compressor. O mapeamento foi optimizado para um índice de octanas de 102 RON, aumentando a potência do A110 R Ultime para 345 cv ou 254 kW (ou 325 cv com base em 98 RON), com a potência máxima atingida a 6.000 rpm. Com a caixa de velocidades DCT6, o A110 R Ultime debita um binário máximo de 420 Nm a partir das 3200 rpm, mais 80 Nm que o A110 R Turini, para um peso equivalente de 3,2 kg/cv.
Os resultados falam por si: o A110 R Ultime é cerca de 20 segundos mais rápido que o A110 R no lendário circuito de Nordschleife, colocando-o numa categoria de automóveis desportivos geralmente muito mais potentes.
Por fim, para celebrar a cor que define a marca, os 110 exemplares do A110 R Ultime incluem 30 numa versão denominada La Bleue, com uma pintura exterior com uma gradação de dois azuis e um interior exclusivo em pele preta e azul.
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Como o automóvel de estrada Alpine mais extremo e mais exclusivo de todos os tempos, o A110 R Ultime é um símbolo. Demonstra a capacidade da Alpine para atingir níveis ainda mais elevados de desempenho desportivo, ao mesmo tempo que abre caminho para os futuros projetos da marca já em fase de desenvolvimento: oferecer um desempenho de supercarro, juntamente com o requinte extremo que é a marca do know-how francês.