O ano de 2024 ficou de longe de cumprir as expectativas nas hostes da Mercedes-Benz. As receitas caíram 4,5% face a 2023 e nos lucros a quebra foi ainda superior: -28,4% (10,4 mil milhões de euros).
Ao mesmo tempo, o construtor germânico viu as vendas dos seus modelos elétricos caírem 22% em 2024 face ao ano anterior.
Perante este cenário, a Mercedes-Benz já tem um “plano de ação”. Nos próximos dois anos, a marca alemã planeia lançar 36 novos modelos, tanto a combustão como elétricos.
Segundo o diretor executivo da marca, o objetivo passa por “ter uma oferta equilibrada entre automóveis elétricos e com motor de combustão”.
Ao mesmo tempo, a Mercedes-Benz vai promover uma reorganização da sua gama, deixando de separar por completo os modelos a combustão dos elétricos.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Em resultado, os modelos 100% elétricos do construtor de Estugarda vão abandonar as designações exclusivas que os acompanham desde o seu lançamento.
Se por agora os modelos elétricos da Mercedes-Benz são conhecidos como EQA, EQB, EQC, EQE ou EQS, no futuro será adotada uma designação única para os modelos, passando a distinção a ser feita com base na designação do tipo de motorização.
Assim, os modelos elétricos serão identificados pela designação “EQ Technology” e os híbridos plug-in vão usar a nomenclatura “EQ Hybrid Technology”.
O novo CLA será o primeiro modelo a contar com este novo sistema de designação dos modelos da marca alemã.
O elétrico será “CLA with EQ Technology”; o híbrido plug-in será “CLA with EQ Hybrid Technology” e as versões a combustão manterão as designações atuais.
Segundo um porta-voz da Mercedes-Benz, a marca está a “fortalecer a lógica atual e vai deixar de usar a nomenclatura ‘EQ’ para os novos modelos”.