A Green NCAP anunciou os seus primeiros resultados de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), examinando assim o impacto ambiental real de alguns dos carros mais populares da Europa, a fim de ajudar os compradores de automóveis a fazer escolhas mais informadas e sustentáveis.
Para compreender o verdadeiro impacto ecológico e a sustentabilidade de um automóvel, este deve ser visto no contexto de todo o seu ciclo de vida. Isto significa que todos os processos e fluxos de recursos e energia associados à produção, utilização e reciclagem do automóvel devem ser considerados. A Avaliação do Ciclo de Vida, ou ACV, é o método que estima estas contribuições individuais para prever o impacto ambiental do automóvel durante todo o seu ciclo de vida, isto é, "do berço à cova".
A Avaliação do Ciclo de Vida da Green NCAP envolve estimativas baseadas nos dados disponíveis e na mais recente metodologia científica, desenvolvida pela Joanneum Research e revista pelo Paul Scherrer Institute. Uma característica única da abordagem do Green NCAP é a utilização de medições realistas de veículos, abrangentes e precisas para estimar o impacto da fase de utilização do veículo. Os consumos médios, assim como os melhores e os piores, de combustível e energia dos testes Green NCAP servem como dados de entrada para os cálculos da ACV, revelando o efeito potencial do estilo de condução e das condições ambientais nos resultados. Para além dos dados dos testes de veículos, a metodologia da ACV inclui a previsão sobre a mudança do mix de eletricidade (fontes para a produção de energia elétrica, que pode ser a partir de combustíveis fósseis ou a partir de renováveis) em vários países e a evolução estimada do fornecimento de energia para as próximas duas décadas. A Avaliação do Ciclo de Vida da Green NCAP estabelece assim o cenário para a primeira plataforma de ACV verdadeiramente harmonizada de longo prazo para o mercado europeu.
Para demonstrar o valor da abordagem ACV, a Green NCAP calculou a estimativa das emissões totais de gases com efeito de estufa do ciclo de vida e da procura de energia primária para os 61 automóveis recentemente testados no programa no período entre 2019 e 2021. Este lote abrange veículos de todos os tamanhos e tipos, incluindo veículos convencionais a gasolina e a gasóleo, 100% elétricos e híbridos elétricos. Para a análise comparativa, assume-se uma vida útil nominal do veículo de 16 anos e uma quilometragem total de 240.000 km percorridos (uma média de 15 mil km/ano).
Os cálculos baseiam-se na previsão atual sobre a alteração do mix energético médio dos 27 estados membros da União Europeia e do Reino Unido, anulando o efeito que o fornecimento local de energia tem sobre os valores de LCA dos automóveis. Para cada modelo, o fluxo do processo de transporte e a produção são resumidos numa folha de dados de ACV.
Globalmente, os resultados mostram que as emissões totais estimadas de gases com efeito de estufa e a procura de energia primária, e as respetivas contribuições em diferentes fases e tempos do ciclo de vida, podem variar significativamente dependendo do sistema de propulsão, do transportador de energia e de outros fatores. Para os veículos convencionais, a queima de combustível fóssil durante a fase operacional é responsável pela maior parte das emissões do ciclo de vida e da procura de energia. Isto é diferente para os automóveis elétricos, para os quais a fase de produção representa, em média, uma parte maior do total, enquanto as emissões em uso podem variar dependendo da parte de energia proveniente de fontes não renováveis na eletricidade utilizada para carregamento.
Os automóveis elétricos têm zero emissões locais de gases com efeito de estufa e mostram globalmente os melhores números de ACV na média europeia. Nem todos os carros do mesmo tipo de motor também são iguais: a Análise de Ciclo de Vida mostra claramente que o impacto da massa e tamanho do veículo continua a ser significativo para todos os tipos de veículos. O mesmo pode ser dito sobre como os carros são conduzidos. Além de otimizar o seu estilo de condução, os consumidores que escolhem carros híbridos plug-in podem ajudar a reduzir o impacto sobre o clima, assegurando que os seus carros estão sempre totalmente carregados.
Embora seja ainda demasiado cedo para considerar um sistema de classificação de estrelas abrangente baseado na Análise do Ciclo de Vida, a informação fornecida sublinha a importância de adotar uma abordagem holística em relação ao impacto ambiental do ciclo de vida real dos automóveis modernos e o papel que a ACV desempenhará nos programas de informação ao consumidor.
A Green NCAP disponibiliza os seus detalhes de avaliação do ciclo de vida apenas para fins informativos, sem classificação de carros melhores ou piores. O passo seguinte, a chegar em breve, é o lançamento de uma plataforma interativa de ACV, permitindo aos consumidores examinar os resultados da ACV com base nos seus próprios parâmetros locais e na utilização do automóvel.
Finalmente, como qualquer outro método de ACV, existem limitações a considerar. Com o impacto no aquecimento global e na procura total de energia primária, a ACV da Green NCAP é responsável pelos aspetos ambientais mais relevantes. Contudo, outros efeitos ambientais de emissões poluentes como NOx, SO2, partículas em suspensão e os seus consequentes impactos como acidificação, formação de ozono, e toxicidade para os seres humanos não são considerados. O impacto do ciclo de vida de um sistema de transporte na procura de água, poluição da água ou do solo também ainda não estão incluídos na avaliação.