Audi Q8 também tem uma versão híbrida

| Revista ACP

A Audi alargou a sua oferta de híbridos Plug-in com o Q8 TFSIe quattro proposto com duas motorizações.

Q8-840

A seguir ao novíssimo Audi A3 Sportback 40 TFSIe, a marca dos anéis apresentou o Audi Q8 TFSIe quattro que combina o sistema híbrido com um bloco V6 a gasolina de 3.0 litros que desenvolve 340 cv de potência associado a uma caixa automática Tiptronic de oito velocidades. Trata-se do mesmo sistema que já conhecemos de outros modelos do Grupo Volkswagen, como os Porsche Cayenne E-Hybrid, VW Touareg PHEV ou Bentley Bentayga PHEV.

O Audi Q8 TFSI vai chegar com duas motorizações. No caso do motor que equipa o Q8 55 TFSIe, a potência conjunta é de 381 cv capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos. Quanto ao bloco disponível no Q8 60 TFSIe, os números vão mais além chegando aos 462 cv. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 5,4 segundos.

A bateria instalada debaixo da bagageira conta com uma capacidade de 17,8 kWh e dispõe de um circuito de refrigeração próprio que mantém os motores elétricos à temperatura ideal. A autonomia vai até aos 47 km segundo o ciclo WLTP.

Para testar ao máximo as capacidades do sistema híbrido é possível optar por três modos de condução: Auto, Hold e Charge. Selecionando o modo EV pode circular-se em modo totalmente elétrico, que sendo a baixa velocidade, os veículos emitem um alerta acústico.

O processo de carga pode ser realizado em casa. Conta com um carregador de até 7.4 kW e a bateria demora duas horas e meia a carregar completamente. Entre o equipamento de série, o Q8 híbrido conta com o sistema Audi Drive Select composto por sete perfis de condução: Comfort, Efficiency, Auto, Dynamic, Individual, Offroad e Allroad. A Audi que ainda não relevou preços para Portugal, prevê a chegada deste híbrido do Q8 ao mercado nacional entre dezembro de 2020 e janeiro do próximo ano.

scroll up