DS Nº8 é um topo de gama "à francesa"

| Revista ACP

Com uma das maiores autonomias elétricas do mercado, o DS Nº8 chega no verão de 2025.

DS-N8

Lançada como uma marca focada no segmento premium, a DS Automobiles não tem tido vida fácil a bater-se com as propostas alemãs, como comprovam as vendas do DS 9, o seu antigo topo de gama que em 2023 conquistou apenas 1500 clientes.

Face a esta dificuldade, a marca gaulesa reinventou por completo o seu topo de gama na esperança de que a diferença o faça destacar-se.

Para começar, mudou-lhe o nome, passando a designá-lo Nº8, e a semelhança às designações usadas, por exemplo, no mundo dos perfumes não é coincidência.

Depois temos o estilo, completamente diferente daquele a que a DS Automobiles nos vem a habituar. Uma mistura entre berlina, coupé e crossover, o DS Nº8 estreia a nova linguagem visual da marca, com destaque para o capô preto e a grelha iluminada.

A bordo a aposta passou, como seria de esperar, pelo luxo. Com um ambiente minimalista onde escasseiam os comandos físicos, o Nº8 conta com um irreverente volante, um sistema de som 3D da FOCAL e dois ecrãs: um central com 16″ para o sistema de infoentretenimento e outro com 10,25’’ que serve de painel de instrumentos.

Quanto à mecânica, o DS Nº8 assenta na plataforma STLA Medium, tendo sido projetado de raiz para ser um modelo 100% elétrico. No total estará disponível em três versões: duas com tração dianteira e uma com tração integral.

Na primeira, designada FWD, conta com uma bateria de 74 kWh de capacidade, 230 cv, 345 Nm de binário e 572 km de autonomia. Na segunda, a FWD High Range, recorre a uma bateria de 97,2 kWh que lhe proporciona uns impressionantes 750 km de autonomia. Já a potência fixa-se nos 245 cv e 345 Nm de binário.

 

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Por fim, a versão mais potente, a AWD High Range, conta com 350 cv, 511 Nm de binário e vê a sua bateria de 97,2 kWh proporcionar-lhe 686 km de autonomia.

Quanto aos carregamentos, o Nº8 suporta carregamentos em corrente contínua (DC) de até 160 kW e pode contar com um carregador de bordo com 11 kW ou 22 kW.

Com o arranque das encomendas previsto para o início de 2025, o DS Nº8 só deverá chegar ao mercado no verão do próximo ano. Para já os seus preços para Portugal são uma incógnita.

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