Toyota reforça oferta elétrica com o Urban Cruiser

| Revista ACP

Pequeno crossover apresenta-se com duas baterias, dois motores e até uma versão com tração integral.

Toyota-Urban-Cruiser

A Toyota foi ao seu “baú” e de lá tirou o nome Urban Cruiser para, uma vez mais, designar um pequeno crossover pensado para a cidade. Porém, enquanto o primeiro Toyota Urban Cruiser era uma proposta com motores de combustão, nesta reencarnação o pequeno crossover apresenta-se como um modelo 100% elétrico.

Mais interessante ainda, não é um projeto da Toyota, sendo antes um exercício de badge engineering. Depois de ter “emprestado” os Corolla e RAV4 à Suzuki para que esta tivesse na sua gama os Swace e Across, a Toyota aproveitou o novo Suzuki e-Vitara para criar um pequeno crossover elétrico.

As semelhanças com o modelo que lhe serve de base são notórias, especialmente na traseira, área na qual só o logótipo das marcas é diferente. Já na dianteira o Toyota Urban Cruiser apresenta para-choques e faróis diferentes, tudo para apresentar o visual “cabeça de tubarão-martelo” presente em propostas como o C-HR ou o Prius.

Também no interior o Urban Cruiser é praticamente igual ao modelo da Suzuki, destacando-se os dois ecrãs com 10,25’’ e 10,11’’ que albergam, respetivamente, o painel de instrumentos e o sistema de infoentretenimento.

Ao nível da mecânica, encontramos precisamente as mesmas soluções usadas pelo Suzuki e-Vitara. Assim, o pequeno Urban Cruiser está disponível com duas opções de bateria com 49 ou 61 kWh de capacidade, respetivamente.

A primeira está exclusivamente disponível na versão de tração dianteira, alimentando um motor elétrico com 144 cv (106 kW) e 189 Nm de binário. Já a bateria de maiores dimensões é usada tanto em versões de tração dianteira como de tração integral.

 

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Nas versões de apenas duas rodas motrizes alimenta um motor elétrico com 174 cv (128 kW) e 189 Nm. Já nas versões de tração integral Urban Cruiser conta com dois motores elétricos, um por eixo.

O motor dianteiro tem 174 cv (128 kW) enquanto o traseiro debita 65 cv (48 kW). O resultado do “casamento” entre estes dois motores são 183 cv (135 kW) de potência máxima combinada e 300 Nm de binário.

Os valores de autonomia são, tal como no caso do Suzuki, uma incógnita. Certo é que o novo Toyota Urban Cruiser será mostrado ao público no Salão de Bruxelas de 2025 que se realiza já em janeiro. Os seus preços e data de lançamento continuam por revelar.

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