Citroën ë-C4 X: quando chega e quanto vai custar

| Revista ACP

Estão abertas as encomendas para o novo elétrico francês que marca encontro com os concessionários da marca em janeiro de 2023.

e-C4-X--900

A Citroën iniciou, em Portugal, as encomendas para o ë-C4 X com chegada aos concessionários em janeiro de 2023. Disponível no mercado nacional com preços a partir de 39.747 euros, combina a elegância de uma silhueta fastback com a postura de um SUV. A bordo, condutor e passageiros podem desfrutar de uma sensação de espaço e conforto proporcionada pela experiência Advanced Comfort da Citroën. Em particular, os passageiros da 2ª fila beneficiam de uma ampla habitabilidade com um espaço para joelhos de 198 mm, ultra generoso na sua classe, e um encosto de banco mais inclinado (27 graus), enquanto a largura exterior de 1.800 mm permite que três pessoas se sentem confortavelmente lado a lado, com uma largura total de 1.366 mm ao nível dos ombros e de 1.440 mm ao nível dos cotovelos.

O ë-C4 X oferece ainda um generoso compartimento de bagageira com 510 litros de espaço útil. Esta funcionalidade será particularmente apreciada por clientes empresariais ou por frotas de viaturas de aluguer privado e motoristas, que procuram um espaço para bagagem, isolado do habitáculo, e que melhora a sensação de limusine para os passageiros sentados atrás. Dentro da bagageira, um piso plano oferece uma largura máxima de 1.010 mm entre os arcos das rodas e um comprimento máximo de 1.079 mm.

Além de um vasto conjunto de tecnologias e auxiliares de condução de última geração, o ë-C4 X é proposto em vários ambientes, desde o sóbrio Urban Grey ao mais desportivo Hype Red, passando ainda pelos Metropolitan Grey, Alcantara® Grey e Hype Black. A gama distribui-se por quatro níveis de equipamento. Estão disponíveis seis cores para a carroçaria deste modelo, tons que enaltecem a sua silhueta elegante e dinâmica: Branco Banquise, Cinzento Acier, Cinzento Platinum, Branco Nacarado, Preto Perla Nera e Vermelho Elixir. O exterior do novo modelo 100% elétrico da Citroën pode ainda ser personalizado através de quatro Packs de Cor: Glossy Black, Glossy Silver, Anodised Deep Red e Anodised Blue.

A unidade elétrica de 100 kW é potente e enérgica em todas as condições de condução, disponibilizando 136 cv e 260 Nm de binário instantâneo, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 9,5 segundos em modo Sport e atingindo uma velocidade máxima de 150 km/h. A bateria de 50 kWh é do tipo iões de lítio de elevada tensão (400 V). Graças à sua forma aerodinâmica e à unidade elétrica eficiente e de zero emissões, o ë-C4 X oferece uma autonomia máxima de 360 km no ciclo WLTP.

A travagem regenerativa permite ao condutor recarregar parcialmente a bateria e aumentar a autonomia durante a viagem, amplificando a desaceleração da viatura sempre que não pressione o pedal do travão, recuperando, assim, alguma da energia que, de outra forma, se perderia. Estão disponíveis três modos de condução – Eco, Normal ou Sport – sendo ativados pelo seletor de modo da consola central. Para uma maior tranquilidade, a bateria tem uma garantia de oito anos ou 160.000 km, para 70% da capacidade de carga.

De forma a facilitar a vida aos utilizadores de veículos elétricos, a Citroën disponibiliza uma solução completa para a instalação de uma wall box em casa. A gestão do carregamento é fácil e pode ser pré-programada para tirar partido dos preços da eletricidade fora da fase de pico. Os tempos de carregamento podem ser predefinidos utilizando a interface tátil My Citroën Drive Plus, da viatura, ou a aplicação My Citroën.

scroll up