Novo Porsche Panamera é um familiar com propostas atraentes

| Revista ACP

Apesar das dimensões, o Panamera oferece toda a dinâmica que caracteriza a Porsche. Tecnologia híbrida aumenta autonomia do modelo.

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A dinâmica de condução define sempre um Porsche. Com motores mais ou menos potentes, com tração traseira ou integral, o novo Panamera é a montra sonhada por famílias mais apressadas. No novo Porsche Panamera cabem vários conceitos, onde o conforto de uma berlina exclusiva consegue contrastar na perfeição com as fantásticas performances de um puro desportivo. Um design desafiante prolonga-se para um interior refinado e luxuoso, carregado de pormenores únicos nascidos na Porsche. E porque um Porsche, será sempre um Porsche, o Panamera não foge à regra, mostrando-se um carro preciso e sempre atraente, que desvenda um novo híbrido e exibe as melhores prestações do segmento.

O novo topo de gama supera, por uma margem dilatada, os valores de prestações anunciados pelo anterior Panamera Turbo. Mas a Porsche também mantém a aposta na estratégia da E-Performance. Nesse sentido, o Panamera 4S E-Hybrid é uma nova adição à gama de modelos híbridos plug-in, disponibilizando uma unidade motriz totalmente nova com uma potência total de 560 cv. Se compararmos com os modelos híbridos anteriores, a autonomia no modo totalmente elétrico foi aumentada até 30%. Também o conforto e a dinâmica foram ambos beneficiados pelas melhorias nos componentes do chassis e dos sistemas de controlo que se combinam com uma nova geração de direção e pneus.

Com uma potência máxima de 630 cv e 820 Nm de binário, o novo Panamera Turbo S oferece mais 80 cv e 50 Nm de binário que o anterior topo de gama Panamera Turbo com motor de combustão. Como seria de esperar, este facto tem um efeito decisivo nas prestações: no modo Sport Plus, o Panamera Turbo S é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,1 segundos. O motor 4.0 V8 biturbo foi totalmente renovado para permitir ao Panamera atingir os 315 km/h de velocidade máxima. Os novos Panamera e Panamera 4 passam a estar equipados, em todos os mercados mundiais, com o conhecido motor 2.9 V6 biturbo, com 330 cv de potência e uns generosos 450 Nm de binário. O chassis e todos os sistemas de controlo e apoio foram evoluídos no sentido de reforçar o caráter desportivo, mas também confortável, de todos os novos modelos Panamera.

Com o novo Panamera 4S E-Hybrid, a Porsche apresenta ainda uma nova geração de modelos híbridos plug-in orientados para as prestações e dinamismo. A sofisticada combinação de um motor elétrico de 100 kW (136 cv) integrado na caixa PDK de dupla embraiagem com oito velocidades, com o motor 2.9 V6 biturbo de 440 cv, permite uma potência total combinada de 560 cv e um binário máximo de 750 Nm. As prestações são, como seria de esperar, impressionantes, quando equipado com o Pack Sport Chrono proposto de série, o Panamera 4S E-Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. A velocidade máxima anunciada é de 298 km/h. O novo 4S E-Hybrid tem uma autonomia no modo totalmente elétrico de até 54 km. O novo Porsche Panamera já está disponível para encomenda e estará nos concessionários da marca em meados de outubro. Em Portugal, os preços começam nos 120.930€ para o modelo Panamera de tração traseira. Todos os demais modelos incluem tração integral e os preços começam nos 125.973€ para o Panamera 4, nos 138.589€ para o Panamera 4S E-Hybrid, nos 189.531€ para o GTS e nos 238.569€ para o topo de gama Panamera Turbo S.

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