O primeiro Volvo totalmente elétrico já chegou a Portugal

| Revista ACP

O XC40 Recharge conduz energia nórdica, com novas tecnologias e a conhecida segurança do fabricante sueco.

XC-40-Recharge-frente-900

Todo é silencioso, intuitivo e fácil a bordo do Volvo XC40 Recharge, um SUV capaz de proporcionar novas formas de condução, sem emissões e até sem pressões, porque a autonomia ronda os 400 km. O poder de aceleração é impressionante para um veículo deste tipo, porque esta motorização do XC40 oferece 408 cv de potência, o que o leva a acelerar dos 0 aos 100 Km/hora em apenas 4,9 segundos. Para além disso, é possível carregar cerca de 80% da bateria em apenas 40 minutos, num posto de carregamento rápido até 150 KW.

No interior, o ambiente sueco continua a cativar e a tecnologia tem nota alta por entre um excelente nível de equipamento, materiais de qualidade e uma elevada qualidade de montagem. A condução é fácil e até entusiasmante, sendo possível controlar os impulsos e movimentos do XC40 apenas com o pedal do acelerador. O novo XC40 Recharge apresenta-se com equipamento de série muito completo, sendo de destacar as ofertas ao nível da Segurança e da Conectividade. Os preços iniciam-se nos 57.150,74€ (versão standard Twin Plus) ou 61.106,42€ (versão Twin Pro).

Fazendo jus à tradição da marca, este será também um dos modelos mais seguros do mercado, apesar dos possíveis desafios que se apresentam devido à ausência de um motor de combustão interno tradicional. O novo Volvo XC40 Recharge 100% elétrico foi construído com base nos excelentes níveis de segurança do XC40 original. No entanto, a estrutura frontal foi redesenhada e reforçada para se confrontar com a ausência de um motor e manter, acima de tudo, os níveis tradicionais de segurança Volvo. Para ajudar a manter os passageiros seguros e as baterias intactas em caso de colisão, a Volvo Cars desenvolveu uma nova estrutura. A bateria é agora protegida por uma “safety cage” integrada na estrutura do automóvel. A localização da bateria (no solo da viatura) permite baixar o centro de gravidade para melhor proteção em relação a capotamentos. Ao mesmo tempo, o XC40 Recharge mantém todas as características que fazem deste um dos modelos de maior sucesso na história recente da marca sueca. Elegância e design escandinavo de simplicidade e estilo combinados com irrepreensível utilidade e funcionalidade.

No interior do habitáculo, o condutor irá encontrar uma interface totalmente nova e completamente desenhada para modelos elétricos onde se inclui informação relevante como o estado da bateria. O pack de design interior desportivo inclui detalhes de estilo bem como tapetes feitos em material reciclável. Único no novo XC40 Recharge é um espaço de carga especial localizado na frente do veículo. Com cerca de 30 litros de capacidade este é um espaço proporcionado pelo motor elétrico que necessita de menos espaço que um motor a combustão tradicional. Ao mesmo tempo, o XC40 Recharge mantém todas as características que fazem deste um dos modelos de maior sucesso na história recente da marca sueca. Elegância e design escandinavo de simplicidade e estilo combinados com irrepreensível utilidade e funcionalidade. Uma grelha frontal na cor da carroçaria cria um design distinto e único neste novo modelo uma vez que agora já não é necessária uma grelha com função de refrigeração. Esta nova grelha permite o armazenamento dos sensores do novo Sistema ADAS - Advanced Driver Assistance Systems

A Volvo Cars está a caminhar diariamente para se tornar líder no segmento de automóveis elétricos premium e anunciou recentemente que ambiciona ser um fabricante de automóveis exclusivamente elétricos até 2030. Até lá, a Volvo Cars irá, de forma gradual, remover da sua gama todos os modelos com motor a combustão interna, onde se incluem os híbridos. Com efeito, em 2030, cada novo automóvel Volvo Cars vendido, deverá ser exclusivamente elétrico.

scroll up