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A nova scala da ŠKODA é compacta

| Revista ACP

O Scala é o primeiro Škoda a usar a plataforma MQB, a mesma de outros modelos bem sucedidos do grupo VW.

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Nova personalidade, nova tecnologia, novo nome: com o Skoda Scala, a marca checa está a aumentar a sua oferta no concorrido e competitivo segmento dos carros compactos. O novo modelo oferece um elevado nível de segurança ativa e passiva, faróis em LED à frente e atrás, muito espaço para bagagem e passageiros, bem como inúmeras soluções Simply Clever. O modelo será apresentado em Março, no Salão de Genebra

Estão disponíveis cinco motorizações, com potências compreendidas entre 90 cv (66 kW) e 150 cv (110 kW). Este hatchback de cinco portas combina um design emotivo com um elevado grau de funcionalidade e conectividade de vanguarda. O novo Skoda Scala transmite para um veículo de produção em série a emotiva linguagem de design do VISION RS, um concept que ocupou posição de destaque no Salão Automóvel de Paris. O início da comercialização em Portugal terá lugar durante o segundo trimestre de 2019.

Cinco eficientes motores e controle opcional do chassis

O Skoda Scala é proposto com cinco motorizações diferentes, todas em conformidade com a norma padrão de emissões Euro 6d-TEMP. São três blocos a gasolina e um Diesel, e, mais para o final de 2019, um motor a gás natural amigo do ambiente (CNG). São todos propostos com injeção direta e um turbocompressor, bem como com o sistema Stop/Start e recuperação de energia de travagem.

O 1.0 TSI de 95 cv (70 kW) transmite a sua potência através de uma caixa manual de 5 velocidades. O 1.0 TSI de 115 cv (85 kW) está disponível com uma caixa manual de 6 velocidades, de série, ou com uma transmissão automática DSG de 7 velocidades como opção. O motor topo de gama a gasolina do Skoda Scala é o 1.5 TSI. Este motor de quatro cilindros debita uma potência de 150 cv (110 kW) e é proposto com uma caixa manual de 6 velocidades, de série, ou, em opção, uma transmissão DSG de 7 velocidades. Todos os motores a gasolina estão equipados com um filtro de partículas.

O bloco 1.6 TDI de quatro cilindros, com potência de 115 cv (85 kW), tem um binário máximo de 250 Nm; um conversor catalítico SCR com injeção de AdBlue, bem como um filtro de partículas Diesel, são de série. Este eficiente motor é acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades (de série) ou, opcionalmente, uma transmissão DSG de 7 velocidades.

O motor 1.0 G-TEC é a forma ecologicamente correta de conduzir o novo Skoda Scala. O bloco de três cilindros foi principalmente desenvolvido para funcionar com gás natural (CNG), o que resulta em menos emissões de CO2 e NOx do que com os combustíveis convencionais. A versão mais recente do motor CNG oferece uma potência de 90 cv (66 kW), que é transferida exclusivamente por uma caixa manual de 6 velocidades.

Mesmo com a configuração standard do chassis, o novo Skoda Scala oferece características de condução muito seguras e grande agilidade. O novo e opcional Chassis Sport Preset, com duas regulações diferentes, oferece ainda mais opções individuais e mais desportividade. O chassis é 15 mm mais baixo e, além de um modo Normal, também tem um modo Sport com amortecedores reguláveis por válvula, que transmite ao carro um rodar mais firme. Isso proporciona uma experiência de condução mais desportiva e uma maior ligação com a estrada. Os condutores podem alternar entre as duas configurações através do menu Driving Mode Select.

Elevados padrões de segurança sem compromissos

Para uma condução mais segura e melhor visibilidade em condução noturna e sob condições meteorológicas adversas, o Skoda Scala oferece faróis full-LED à frente e atrás. No interior, a iluminação ambiente em LED cria uma atmosfera agradável.

Uma variedade de sistemas de segurança passiva aumenta ainda mais o nível de segurança. No caso de uma colisão iminente, o opcional sistema proativo de proteção de ocupantes Crew Protect Assist fecha automaticamente as janelas e tensiona os cintos de segurança dianteiros. Em caso de acidente, o Skoda Scala protege os ocupantes com nove airbags. Além dos dois airbags frontais para o condutor e passageiro da frente, o novo modelo compacto também possui um airbag de joelho sob o volante; airbags laterais nas portas dianteiras, bem como airbags de cortina e airbags laterais para as duas portas traseiras estão disponíveis como opção. Após um acidente, o Multi-Collision Brake evita que o veículo continue a rodar de forma descontrolada. A chamada de emergência (Emergency Call) solicitará automaticamente assistência quando os airbags ou os tensores dos cintos dos ocupantes dos bancos dianteiros foram ativados; no entanto, também pode ser operada manualmente, a qualquer momento.

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