Armando Costa: “era um tema pouco abordado mas que neste livro fica para memória futura”

| Revista ACP

Armando Costa é o autor da obra que revive a participação de equipas portuguesas nesta competição entre 1930 e 1972.

@video=HjYDvkuFN7k

O Rally de Monte Carlo começou a realizar-se em 1911, mas só na década de 30 é que se registaram as primeiras participações portuguesas nesta prova. Uma aventura contada agora no livro “Os Portugueses no Rallye de Monte Carlo” de autoria da Armando Costa. “Este livro é a compilação das imagens e textos que já existiam e reunir toda essa informação foi uma tarefa agradável, até porque a minha parte como escritor foi muito pequena. Apenas fiz a união de tudo isso”.

São mais de 200 páginas que contam as aventuras emocionantes dos portugueses que ao longo de 42 anos participaram naquele rali monegasco desde 1930, o ano em que o Rallye de Monte Carlo teve Lisboa como ponto de partida – um grande acontecimento desportivo e com elevado significado turístico.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

À história da participação dos portugueses no Rallye de Monte Carlo juntam-se factos curiosos como a primeira piloto portuguesa a enfrentar os desafios desta prova em várias edições, aos cinco concorrentes que uma vez seguiram no mesmo automóvel ou à época em que os autocarros também concorriam na prova transportando dezenas de participantes. Dos 42 anos narrados em livro, 1951 foi o melhor para uma equipa portuguesa que conseguiu alcançar o 2º lugar da geral neste rali.

scroll up