O rápido e constante desenvolvimento tecnológico que temos vindo a constatar nos últimos anos permite-nos estar sempre conectados, seja nos nossos contactos pessoais e profissionais, seja com o ‘mundo’ através das diferentes plataformas de comunicação. Esta é uma realidade que devemos ter em conta em qualquer atual plano de comunicação.
Esta diferente forma de estar e de tomarmos consciência com o que se passa à nossa volta, não torna menos importantes os diferentes suportes tradicionais, sejam eles, a imprensa escrita, a rádio, a televisão, a via digital ou outros meios exteriores. No entanto, hoje deparamo-nos cada vez mais com os Smartphones, os tablets, os phablets, etc…. que são claramente o meio privilegiado com que acedemos às informações.
É realmente incrível o quanto se evoluiu neste capítulo. Prova disso, são os pequenos exemplos com que nos vamos confrontando. Ainda no domingo passado dei conta de o meu Pai estar a ver a ‘Formula 1’ no telemóvel. Se olharmos para as gerações mais novas, então a transformação é radical. A sua ligação à net é constante e isso verifica-se quer nas relações pessoais, conectados com o mundo, quer por exemplo na forma como encaram o estudo, em que a absorção e partilha de informação é praticamente toda realizada online.
Com esta nova realidade, a comunicação quando é planeada, tem de estar preparada e adaptada para estas inovadoras plataformas. As notícias são cada vez mais lidas através dos vários aplicativos existentes e isso faz com que, do ponto de vista da transformação, a imprensa escrita seja claramente a que tem o maior desafio para se reinventar.
A TV também tem um importante desafio pela frente, já que as novas plataformas, como por exemplo o ‘Netflix’, e as mais recentes funcionalidades disponibilizadas pelos diferentes operadores, possibilitam que, hoje em dia, a escolha e forma de ver cada programa seja exclusiva da vontade de cada um. Isto faz com que o desafio dos anunciantes seja cada vez maior para conseguir passar a sua mensagem. E já agora, para rentabilizar os seus budgets.
A comunicação através da internet tem-se vindo a afirmar, embora continue a ser aquela que nos é mais difícil de avaliar. As redes sociais têm também um papel importante na divulgação de qualquer produto, uma vez que já são raras as pessoas que não estão conectadas.
É uma realidade, estamos numa era onde a tecnologia domina e cada vez mais temos de estar preparados e com a mente aberta para novos desafios!