A notícia foi avançada pelo atual CEO da Bristol, Jason Wharton, no Linkedin: “reviver a Bristol Cars como uma construtora de carrocerias contemporânea para apreciadores de automóveis de luxo e experiências de grande turismo em todo o mundo a tempo do 80º aniversário da fundação da marca em 2026". Uma notícia que certamente vai agradar a muitos entusiastas da histórica marca britânica fundada no pós-guerra que depois de passar por várias fases, acabou por não resistir ao tempo.
Anunciado o seu renascimento, a Bristol divulgou uma imagem (acima) que sugere que o seu primeiro modelo de produção da nova venha a ser um coupé ao estilo retrõ dos anos 70. Um carro de edição limitada do qual ainda se desconhecem detalhes quanto à sua motorização. Confirmado pelo CEO da empresa é que será movido com motor a combustão interna, seguindo-se uma versão híbrida e depois elétrica.
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Fundada em 1945, a Bristol Cars começou a produzir o seu primeiro modelo no ano seguinte: o 400 baseado nos BMW 326, 327 e 328. Na década de 50, assumiu a sua própria identidade fazendo sair de fábrica coupês de grandes dimensões que combinavam luxo e velocidade, embora com motores V8 Chrysler.
Até 2015, a Bristol Cars apenas restaurou modelos antigos da marca, quando depois anunciou um 'Project Pinnacle' híbrido a gasolina. No entanto, enquanto um protótipo fez uma aparição no Goodwood Festival of Speed de 2016, os 70 exemplares projetados nunca foram produzidos. Em março de 2020, a empresa entrou em liquidação e, em 2021, a propriedade intelectual foi comprada e registada Jason Wharton, que agora pretende fazê-la regressar à ribalta.