Originalmente lançada como uma marca lowcost, a Dacia evoluiu muito nos últimos anos e quer afastar-se definitivamente da imagem de um construtor focado somente nos preços baixos, assumindo-se antes como uma marca que oferece propostas práticas, aventureiras e robustas.
Terceira marca mais vendida em Portugal e líder de vendas a clientes particulares, com uma quota de mercado de 18%, a Dacia prepara-se para ter um 2024 em cheio com um total de cinco novidades: novo Duster, renovação dos Sandero e Jogger, novo Spring e ainda o inédito Bigster.
Com uma maior independência desde que Luca De Meo assumiu «as rédeas» do Grupo Renault, é precisamente com base nesta profunda renovação do seu portefólio que a Dacia planeia «virar» a imagem que a acompanha há muito e, ao mesmo tempo, inaugurar uma nova linguagem visual.
Tal como nos revelou a Chefe de Design de interiores da marca, Magali Gouraud-Borgers, o design da marca assenta numa filosofia que dá prioridade ao essencial e que faz da robustez e praticabilidade os seus principais argumentos.
Estreada pelo protótipo Manifesto, a nova imagem da Dacia já se reflete nas linhas do Duster e, segundo nos contou Magali Gouraud-Borgers, vai começar a surgir na restante gama.
É precisamente esse espírito prático que esteve na base da versão de equipamento Extreme que hoje está disponível na gama Dacia e se caracteriza pelo visual aventureiro, tapetes em borracha e utilização de materiais mais resistentes e facilmente laváveis nos bancos.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Ainda o interior dos Dacia, área cujo desenvolvimento deve muito a Magali Gouraud-Borgers, a executiva da marca romena revelou-nos que o futuro passa por uma conjugação entre comandos físicos e digitais, mas também por um reforço da qualidade percebida a bordo, algo essencial ao esforço para deixar de ser percebida pelo público como uma marca lowcost.
Por fim, há ainda uma aposta assumida em soluções que visam tornar o interior dos modelos da Dacia ainda mais práticos. Uma delas é o sistema “Youclip” que pode ser associado a diversos acessórios que o transformam desde um porta-copos a um suporte para smartphone, para uma lanterna ou até num gancho para prender os sacos das compras.
Este sistema será estreado pelo novo Duster e já tem chegada prometida a outras propostas da marca, juntando-se a soluções como as barras modulares já usadas por outros modelos da Dacia.