Euro NCAP anuncia testes de segurança aos camiões

| Revista ACP

Apenas 3% dos veículos a circular na Europa são camiões, mas estão envolvidos em 15% das mortes na estrada

camiao-NCAP

O Euro NCAP anunciou oficialmente, esta quarta-feira, um marco importante no desenvolvimento de um sistema de classificação Truck Safe. Esta iniciativa é uma resposta direta aos dados que mostram que, embora os camiões representem apenas 3% dos veículos nas estradas europeias, estão envolvidos em quase 15% de todas as mortes nas estradas da UE. No NCAP24, perante uma audiência de especialistas internacionais em segurança rodoviária e da indústria, o Euro NCAP apresentará os elementos que a organização está atualmente a considerar como parte de uma futura classificação Truck Safe e a forma como pretende avaliar e aferir o desempenho dos camiões.

Os camiões desempenham um papel vital numa economia vibrante e produtiva. No entanto, os dados mostram que existe um número desproporcionado de mortes relacionadas com camiões em toda a Europa. O futuro sistema de classificação do Euro NCAP foi concebido para ir mais longe e mais depressa do que a atual regulamentação da UE em matéria de segurança dos camiões, promovendo simultaneamente a inovação e equilibrando as necessidades dos diferentes sectores de veículos comerciais em toda a Europa.

O dia de hoje marca um momento importante no desenvolvimento do sistema de classificação Truck Safe do Euro NCAP. Infelizmente, quando os camiões estão envolvidos em acidentes, a sua dimensão e peso implicam um maior risco de morte - especialmente para os utentes mais vulneráveis da estrada (VRU). O Euro NCAP salienta agora a necessidade de os camiões estarem mais bem equipados com tecnologias que salvam vidas, particularmente relacionadas com a prevenção de colisões, a visão e aspectos do salvamento pós-colisão. Os protocolos anunciados, que serão formalmente publicados no próximo mês, demonstram que os métodos de ensaio de melhores práticas desenvolvidos ao longo da última década para os automóveis de passageiros podem ser transformados em orientações úteis para a conceção de futuros camiões pesados mais seguros. Ao apresentar publicamente os procedimentos e requisitos antes da classificação, o Euro NCAP espera que a indústria tome nota e reaja em conformidade. No NCAP24, o Euro NCAP conta com a presença dos principais intervenientes da indústria e dos fabricantes de veículos pesados, incluindo a DAF, a Scania, a Volvo e a ZF, que estão a demonstrar as suas tecnologias de ponta.

scroll up