Omnipresentes junto de grande parte das vias nacionais, os painéis publicitários de grandes dimensões continuam a dar que falar.
Depois da ação do ACP em Lisboa, também a Infraestruturas de Portugal quer retirar painéis publicitários colocados junto às estradas.
Para tal, a entidade responsável pela gestão das redes rodoviárias em Portugal avançou com uma campanha de sensibilização que tem como “objetivo principal garantir as condições de segurança da circulação e promover o cumprimento da lei”.
Ao abrigo desta campanha, a IP enviou uma carta/convite para mais de 70 destinatários entre os quais se incluem dos maiores grupos de publicidade, agências do setor e autarquias.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Neste documento esta entidade pede a remoção voluntária destes equipamentos num prazo de 20 dias, prazo “perfeitamente razoável” segundo avançou João Morgado, da Infraestruturas de Portugal, em declarações à Revista ACP.
Considerados um risco para segurança rodoviária em todo o país, estes painéis publicitários devem ser retirados no prazo indicado. Caso tal não aconteça, a IP tem autoridade para proceder à sua remoção a expensas dos infratores.
Segundo João Morgado, as reações a este pedido têm sido variadas. Apesar de algumas agências de publicidade terem avançado com a remoção destes equipamentos, houve também quem acusasse a IP da prática de um crime.
João Morgado recorda que, apesar de algumas destas entidades estarem licenciadas do ponto de vista da afixação de publicidade por parte de alguma autarquia, não estão licenciados por parte da IP para colocar publicidade no domínio público rodoviário.
Quanto ao futuro, João Morgado deixa o alerta: a partir de agora a IP fará a remoção destas infraestruturas de forma imediata. O objetivo passa por assegurar não só a segurança rodoviária como a legalidade da instalação destas infraestruturas.