BYD promete carregamentos tão rápidos como abastecimentos

| Revista ACP

Nova arquitetura Super e-Platform permite igualar as velocidades de reabastecimento dos veículos com motor de combustão.

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Tal como demonstrou o mais recente estudo do Observatório ACP, o tempo de carregamento continua a ser visto por muitos como um “calcanhar de Aquiles” dos modelos elétricos. Ora a Super e-Platform que a chinesa BYD revelou promete eliminar definitivamente esse “problema”.

Com os seus principais componentes — motor, controlo eletrónico e bateria — profundamente melhorados, esta plataforma apresenta-se com uma arquitetura elétrica de 1000 V e suporta potências de carregamento de um megawatt (1000 kW), o que proporciona velocidades de carregamento tão rápidas como as de abastecimento dos automóveis a gasolina.

Na prática a BYD Super e-Platform permite adicionar dois quilómetros de autonomia por segundo, ou obter 400 quilómetros de autonomia em apenas cinco minutos.

Para conseguir estes resultados, o carregamento precisa combinar tanto uma tensão ultraelevada quanto uma corrente alta. Por isso mesmo, a BYD Super e-Platform é a primeira plataforma de produção em série com uma “arquitetura de alta tensão de todos os domínios em kV”.

Atualmente esta plataforma apresenta-se com um único motor com potência de 789 cv (580 kW) e 5500 Nm, que permite uma velocidade máxima de mais de 300 km/h aos dois modelos que estreiam esta arquitetura: o HAN L e o TANG L, comercializados na China.

Um carregador especial

Esta plataforma introduz ainda a “Flash Charging Battery” da BYD, que apresenta um canal de iões ultrarrápido do ânodo da bateria para o cátodo para uma corrente de carga máxima de 1000 A e uma taxa de carga máxima de 10 C, ambos valores de referência para veículos de produção em série.

 

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Como seria de esperar, não basta criar uma plataforma capaz de suportar potências de carregamento de um megawatt (1000 kW). Por isso mesmo, a BYD desenvolveu um sistema de terminal de carregamento, totalmente arrefecido a líquido, que pode fornecer uma potência máxima de 1360 kW.

Para já, os planos da BYD apontam para a construção de mais de 4000 estações de carregamento com estes terminais na China, não havendo ainda planos para a sua chegada a outros países.

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